Com metodologia Lean, HM Engenharia dá salto em produtividade

By Luciana Guimaraes13 July 2022

Mundialmente, a metodologia Lean, é respeitada e difundida por otimizar cada vez mais os processos existentes nas empresas, assim como proporcionar maior rendimento.

Iniciativa que tem impactado positivamente nos resultados da HM.

A HM Engenharia, construtora com 46 anos de experiência em projetos e construção de empreendimentos residenciais, criou em setembro de 2021 a iniciativa HM Transforma, que consiste na aplicação da metodologia Lean.

Com o objetivo de fortalecer a colaboração de seus profissionais e aumentar competitividade no mercado, a ação já apresentou ganhos na produtividade da empresa em atividades de escritório e obras. A consultoria que está desenvolvendo a iniciativa é a Alvarez e Marsal, responsável por auxiliar seus clientes em todo o ciclo de vida de uma construção e, ou, projeto de capital, assessorando-os em estratégias financeiras, otimização de processos, aumento de performance, planejamento estratégicos, programas de inovação, due-dilligences, dentre outros serviços.

Dividida em três frentes – Office, Construction e Gestão de Desempenho -, a HM Transforma está sendo aplicado desde o canteiro de obras, onde há otimização de tempo e redução de desperdícios, bem como a redução de retrabalho, até o escritório, alavancando o aumento da eficiência da construtora em seus recursos e processos. Os profissionais estão sendo qualificados para alavancar essa iniciativa dentro da organização.

“A partir dos resultados positivos, vemos uma mudança cultural na companhia, estamos empolgados para fazer com que HM Transforma chegue em todas as áreas do nosso negócio”, afirma Lucas Miguel Muzeti, coordenador de Gestão da HM.

Nas obras da construtora, a iniciativa promove um planejamento eficiente e colaborativo, soluções de logísticas considerando layout, materiais, equipamentos e mão de obra, além do desenho do processo padronizado para otimização e redução dos recursos. O desenvolvimento da cultura de melhoria contínua com base em dados e fatos do campo e modelo padrão de otimizações também é um diferencial.

Já no escritório, a HM Transforma impulsiona a melhoria contínua, ressalta o trabalho padronizado, redefine os ritos de gestão desde a criação de indicadores até os momentos em que as reuniões de desempenho devem acontecer.

“Atualmente, todos os nossos profissionais de obras e áreas administrativas estão sendo preparados para aplicar o novo conceito, que já tem trazido resultados positivos. Nossa meta é evoluir e consolidar nossa eficiência, garantindo o crescimento sustentável do negócio”, destacou Jordana Albuquerque, diretora de Gente & Gestão da HM Engenharia.

Além disso, a iniciativa HM Transforma aplica métodos inovadores para a solução de problemas, com foco na gestão de qualidade e no desempenho da construtora. Para 2023, a HM Engenharia pretende expandir esta iniciativa para que ela permeie todas as áreas do negócio

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL