Colombiana Argos patenteia concreto de ultra alta resistência

By Fausto Oliveira26 June 2019

UHPC argos

A empresa colombiana Cementos Argos, líder nacional em cimento e concreto usinado, conseguiu registrar patente até o ano de 2035 de um novo tipo de concreto de ultra alta resistência e performance.

A patente é válida para o próprio produto e para o método de obtenção. O concreto de ultra lata resistência e performance foi desenvolvido a partir de 2014, e em 2017 começou a ser usado em obras comerciais.

Sua principal característica é uma maior resistência mecânica, além de melhor capacidade de resistir a ataques químicos, sem perder a fluidez em seu estado fresco.

A resistência mecânica deste concreto da Argos chega a ser sete vezes mais alta do que a de um concreto convencional. Por isso, torna possível construir estruturas mais leves por demandar menor volume para conseguir uma mesma resistência estrutural, além de permitir moldar formas mais abertas à criatividade dos arquitetos. A porosidade do material é zero, e assim a durabilidade deste concreto deverá ser maior.

Por fim, sua característica de altíssima resistência torna possível dispensar o uso de vergalhões de aço para armar o concreto, facilitando a que a obra se execute em menos tempo e a custos mais baixos.

O diretor de pesquisa e desenvolvimento da Argos, Daniel Duque, disse que “este concreto tem uma resistência sete vezes mais alta do que a do concreto convencional, o que agrega vantagens de durabilidade e resistência, performance sísmica e versatilidade”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL