Colômbia reserva dólares para segunda leva 4G

14 April 2015

4G Colombia

4G Colombia

O Conselho Nacional de Política Econômica e Social da Colômbia, órgão do governo nacional, aprovou um montante equivalente a 44% do valor total da segunda leva de licitações do programa 4G em forma de dólares que estarão disponíveis para empréstimos das empreiteiras que saírem vencedoras dos certames.

Com isso, se garante às empresas uma fonte de financiamento em moeda forte com baixo custo financeiro, ao mesmo tempo que se estimula as instituições financeiras internacionais a baixar as taxas de juros para empréstimos relacionados à segunda leva do programa de concessões rodoviárias colombiano. Esse conjunto de fatores aumenta a certeza a respeito da conclusão dos projetos uma vez que estejam licitados.

O montante autorizado pelo Conselho foi de 11,3 trilhões de pesos colombianos (equivalente a cerca de US$ 4,46 bilhões).

A distribuição desta reserva financeira em dólares será feita mediante a Taxa Representativa do Mercado usada na Colômbia, seguindo a média desta taxa nos dez dias úteis anteriores ao fechamento financeiro do projeto.

De agora até o fim do semestre, a Agência Nacional de Infraestrutura do país deverá começar com licitações periódicas da segunda etapa de concessões do 4G. São parte desta segunda etapa os projetos: Autopista Mar 1, Autopista Mar 2, Bucaramanga-Barrancabermeja, Santander de Quillichao-Popayán, Pasto-Rumichaca, Neiva-Santana, Villavicencio-Yopal, Puerta de Hierro-Cruz del Viso e a Transversal de Sisga.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL