Colômbia prepara cinquenta projetos na área do Caribe

17 August 2021

Nos próximos cinco anos, o norte da Colômbia será repleto de projetos.

A área caribenha do país será o foco para o desenvolvimento de projetos de energia, hidrocarbonetos e mineração. No total, são cerca de 50 iniciativas que serão desenvolvidas e executadas nos departamentos de Atlántico, Bolívar, Cesar, Córdoba, Guajira, Magdalena e Sucre. No total, os projetos somam investimentos da ordem de US$ 7.750 milhões.

A Colômbia anunciou a reabertura da produtora de cobre Prodeco. A Colômbia anunciou a reabertura da produtora de cobre Prodeco.

Projetos de hidrocarbonetos colombianos

Dessas, há empresas do setor de hidrocarbonetos, como Ecopetrol, Hocol, Shell, Noble Energy, ExxonMobil, Petrobras e Oxy, que buscam concluir cada uma de suas obras para entrar em operação em quatro anos. “O setor mineroenergético continua se consolidando como um dos protagonistas da reativação econômica do país. Sua contribuição para preencher lacunas, gerar empregos e os investimentos gerados são um exemplo de como a riqueza do subsolo colombiano traz desenvolvimento, benefícios e bem-estar às regiões ”, disse Diego Mesa, Ministro de Minas e Energia.

Ainda em hidrocarbonetos, é necessário destacar os projetos de Zonas Francas de Petróleo, a montagem do gasoduto Jobo-Barranquilla e as ampliações das plantas Reficar e da planta de regaseificação de Barú. “Vendo o déficit estrutural do país a partir do final de 2024, e com a possibilidade de se conectar ao Sistema Nacional de Transportes (STN) para atender a necessidade crescente, a projeção é aumentar a capacidade entre 150 milhões e 200 milhões de pés cúbicos por dia. (mcfd) de gás natural, que seria adicionado ao atual que é de 400 mcfd “, disse José María Castro, gerente da Sociedade Portuária de El Callao (Spec).

Colômbia aumenta sua energia

Além disso, existem nove parques eólicos em La Guajira e duas usinas solares no departamento de Cesar. Também aparecem duas termelétricas, as linhas de transmissão Colectora I e II e o sistema de armazenamento de energia com baterias em Barranquilla. “As obras de geração de energia elétrica vão permitir que todo o aparato produtivo tenha um insumo, e o pipeline de projetos que entrarão em operação tem investimentos da ordem de US $ 2,84 bilhões. O parque térmico caribenho também estará pronto para apoiar o sistema elétrico do país ”, acrescentou Alejandro Castañeda, presidente da Associação Nacional de Empresas Geradoras (Andeg).

Será que vai se tornar uma usina de mineração de metal?

No setor de mineração, destacam-se a produção de níquel, carvão e a reabertura da siderúrgica Prodeco e CNR. “Procuramos dar um impulso maior à região com a produção do metal. A aposta é que do impulso à exploração, em 2030 nos tornemos o terceiro maior produtor da América Latina, depois do Chile e do Peru, os dois maiores produtores do mundo ”, disse Sandra Sandoval, vice-ministra de Minas da Colômbia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL