Colômbia perto de inaugurar nova ponte

Ponte Hisgaura levantou suspeitas, devido ao colapso de outra estrutura em janeiro. Mas autoridades tranquilizam. 

PUENTE HISGAURA

Em julho, a Colômbia deve receber pronta uma nova ponte, a Hisgaura, megaestrutura que atualmente se constrói na estrada que une Curos e Málaga no departamento de Santander. O custo total do projeto deve ser de US$ 35 milhões.

A ponte Hisgaura terá 635 metros de comprimento e está a 148,3 metros acima do nível do solo, e sua conclusão dará à rodovia um trajeto total de 127 quilômetros. Há pouco mais de uma semana as duas frentes de obra da ponte se encontraram no meio, unificando a estrutura.

“Esta união assegura a estabilidade estrutural de toda a obra, não fosse pelos acabamentos, a ponte estaria pronta”, disse Ivan Mustafá, gerente de Fundo de Adaptação Nacional, que encomendou a obra à construtora espanhola Sacyr. Nas próximas semanas, a ponte receberá pavimentação final, proteções laterais e outros acabamentos. Depois começam períodos de testes de carga para habilitação.

A ponte é estratégica por evitar passagem por sobre a falha geológica de HIsgaura, que com seus 3 km de comprimento passa por 13 municípios. Sob monitoramento da Universidade Industrial de Santander, 46 pontos críticos foram intervindos para esta obra, a um custo de cerca de US$ 83 milhões.

Apesar disso, após o colapso da ponte Chirajara, entre Bogotá e Villavicencio, em janeiro, surgiram preocupações na opinião pública, devido a que o projetista de ambas as pontes é o mesmo, Héctor Urrego. Diante de especulações de todos os lados, o Fundo de Adaptação respondeu as críticas afirmando a diferença entre as estruturas: “Esta ponte tem colunas H e vários suportes de cimentação Caisson. Chirajara tinha forma de diamante com triângulo invertido em V, apoiado em um único suporte Monocaisson”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL