Colômbia licita primeira rodovia do 4G

23 May 2014

Colombia highway

Colombia highway

O programa de concessões rodoviárias da Colômbia conhecido como 4G licitou essa semana seu primeiro projeto de construção, dando início ao que o país espera que seja um novo capítulo na história de sua infraestrutura. Um consórcio formado por cinco empresas colombianas e uma de Portugal venceu a primeira concorrência, cujo valor base é de cerca de US$ 476 milhões.

As empresas colombianas Odinsa, El Cóndor, Micivil, Termotécnica Coindustrial e Icein, além da portuguesa Mota Engil Engenharia e Cosntrução, agora são responsáveis pela construção de 95 quilômetros de estrada conectando as localidades de Bolombolo, La Pintada e Primavera. O projeto licitado pela Agência Nacional de Infraestrutura prevê a construção de 33 pontes e dois túneis, um com 2,5 quilômetros e outro com 1,5 quilômetro, além da pavimentação.

De acordo com as regras do 4G, o consórcio agora terá que buscar parte do financiamento para o projeto, que terá pouco mais da metade do seu valor aportado pelo governo da Colômbia. Para complementar o orçamento da obra, o consórcio prevê o lançamento de títulos futuros, parte deles em pesos colombianos e parte em dólares.

A obra dos 95 quilômetros concessionados deverá começar logo, assim que o consórcio conseguir as licenças necessárias. Os trabalhos deverão demorar cinco anos.

Há oito outras licitações do 4G em processo. Essa primeira onda de licitações dentre os 40 projetos que compõem o programa completo deverá se acelerar, agora que saiu o primeiro projeto. Estão previstas para os próximos dias os anúncios de licitação dos seguintes projetos: Honda-Puerto Salgar-Girardot; Perimetral de Cundinamarca; Barranquilla-Cartagena. Os demais processos licitatórios já estão em fase de recepção de propostas técnicas e econômicas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL