Colômbia inaugura nova linha férrea

By Gabriel Lira22 February 2018

Trem inaugural entre Boyacá e Bogotá levou 204 toneladas de cimento ensacado.

tren boyaca bogota

A empresa de operação ferroviária da Colômbia Ibines Férreo e a cimenteira do país Argos, em conjunto com a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI), inauguraram uma nova linha ferroviária entre a capital Bogotá e a cidade de Boyacá. A nova estrada de ferro tem 257 km e passou por um teste inaugural bem-sucedido. Os investimentos realizados aí somaram cerca de US$ 75 milhões. 

A viagem de trem de teste aconteceu no dia 21 de fevereiro, saindo da unidade da cimenteira Argos em Sogamoso (Boyacá) e chegou à capital do país sem problemas. Foram transportadas 204 toneladas de cimento ensacado em seis vagões, a uma velocidade média de 20 km/h. 

Agora o governo colombiano quer consolidar a linha como uma operação de carga definitiva, à qual se somariam percursos diários para transporte de passageiros. Esta linha faz parte de um corredor ferroviário mais amplo que a ANI quer reformar, que sofreu danos sérios depois de temporais nos anos de 2010 e 2011.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Como o planejamento da elevação está integrado à segurança e aos negócios?
Hannah Sundermeyer conversa com especialistas em engenharia sobre o estado atual do planejamento de elevadores
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL