Colômbia implementará esquema de PPP em infraestrutura social

A Agência Nacional de Infraestruturas apresentou a nova estratégia para desenvolver universidades, hospitais, aquedutos, estações de tratamento de águas residuais

Num esforço para colmatar as disparidades sociais e melhorar o desenvolvimento regional, a Colômbia deu um passo no sentido da implementação de um regime de Parceria Público-Privada (PPP) no sector das infraestruturas sociais. Este anúncio foi feito durante o primeiro Fórum Social e Produtivo da ANI, onde traçou a sua visão de desenvolver projetos significativos em setores vitais como a educação e a saúde, especialmente nas regiões mais remotas do país.

(Imagen: ANI)

William Camargo Triana, Ministro dos Transportes, comentou que as PPPs se consolidaram como uma estratégia de sucesso para atender às demandas de infraestrutura regional, contribuindo para a erradicação da pobreza. “O país tem hoje ambiente e expertise favoráveis ​​para o desenvolvimento de projetos com participação privada, que receberão incentivos para terminar as obras mais cedo e começar a operar”, afirmou.

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional 2022-2026, intitulado “Colômbia, Potência Mundial da Vida”, a Agência Nacional de Infraestruturas (ANI) obteve autorização para expandir a oferta de infraestruturas públicas. Após uma análise exaustiva em conjunto com vários sectores do Governo Nacional, foram identificados 13 projectos em fase avançada de estruturação, incluindo pelo menos 5 hospitais de alta complexidade, 4 infra-estruturas educativas e 4 iniciativas de água e saneamento básico, com potencial para beneficiar mais de 4 milhões de colombianos.

“Já priorizamos vários projetos com base nas contribuições do Departamento Nacional de Planejamento e da Agência Nacional de Financiamento ao Desenvolvimento – FDN. Avançaremos com a assinatura de acordos com os sectores correspondentes, com a presidência da República prevê-se a instalação de um comité intersectorial de infra-estruturas com os sectores que são priorizados, e finalmente a partir da ANI os projectos serão amadurecidos e colocados a licitação”, explicou Jonathan Bernal, vice-presidente de Estruturação da ANI.

A ANI prevê que a construção desta infraestrutura seja realizada dentro de prazos competitivos, cumprindo elevados padrões de qualidade e satisfazendo as necessidades das comunidades envolvidas.

Este esforço procura também enriquecer o banco de projectos da Agência, com o objectivo de promover um desenvolvimento mais amplo da infra-estrutura social pendente no país. As entidades governamentais territoriais e nacionais interessadas neste tipo de infraestruturas são convidadas a apresentar as suas iniciativas à ANI.

Num contexto histórico em que o país tem procurado optimizar os seus processos e consolidar a gestão dos projectos de infra-estruturas sob uma única Agência, a ANI foi reconhecida pelo Banco Mundial como a terceira melhor Agência a nível regional na implementação de PPPs. Este reconhecimento não é apenas uma conquista nacional, mas também posiciona a Colômbia como um destino atraente para investimentos internacionais em infraestrutura.

Setor Projeto
Água e saneamento básico STAR Neiva
Água e saneamento básico STAR Duitama
Água e saneamento básico PTAR Cúcuta
Água e saneamento básico Acueducto de Santa María
Saúde Hospital Simón Bolívar, Bogotá
Saúde Hospital Materno Infantil, Bogotá
Saúde Hospital Engativá, Bogotá
Saúde Hospital Materno infantil, Cúcuta
Saúde Hospital de Fusagasugá
Educação Portafolio de Universidades incluidas en el Plan Nacional de Desarrollo
Educação 8 colegios en Ibagué
Educação 10 colegios en Soacha
Educação Alojamientos universitarios en Manizales y Medellín
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL