Colômbia e Coreia do Sul renovam livre comércio
07 May 2019
No dia 6 de maio, a Coreia do Sul e a Colômbia renovaram acordos que são parte de seu Tratado de Livre Comércio, que em breve chegará aos três anos de existência. Entre os objetivos está o de ampliar a cooperação na esfera da infraestrutura, tecnologias de informação, energias renováveis, comércio e educação. Estas foram algumas das propostas às quais se referiu o primeiro ministro coreano Lee Nak-Yeon em sua visita recente à Colômbia.
Em seu discurso, o mandatário coreano destacou o trabalho que está sendo realizado por empresas coreanas na Colômbia, como o caso da Hyundai na construção e operação da estação de tratamento de esgoto da região de Antioquia. Yeon afirmou que “temos o desejo de ampliar a cooperação no âmbito da infraestrutura entre os nossos países”. O primeiro ministro afirmou que as empresas coreanas têm interesse em participar das obras do metrô de Bogotá.
O presidente colombiano Ivan Duque disse acreditar na cooperação e no investimento dos coreanos no país, pois “isso nos permitirá melhorar a infraestrutura e conectar o nosso território”. Além disso, Duque destacou o apoio de Lee Nak-Yeon para que a Colômbia seja admitida no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.