Colômbia busca concluir projetos rodoviários

30 April 2021

O plano de reativação do Compromisso por Colômbia inclui uma seção sobre pacotes de obras que se concentra em concluí-los. Em particular, são 28 iniciativas que o governo colombiano busca estabelecer para abrir caminho para outros novos projetos de infraestrutura.

Para a execução desse plano, estão sendo investidos cerca de US $ 600 milhões, que vão ajudar a completar mais 2.906 quilômetros de estradas inacabadas. A este respeito, da Invías, quem está à frente destes projetos, afirmam que existem 11 em curso e outros 15 estão prestes a começar. “Das 28 iniciativas ‘Concluir, Concluir’, 27 já foram adjudicadas e a última está prevista para ser licitada neste semestre”, disse Juan Esteban Gil, Diretor Geral da Invías.

Um desses projetos, que já está avançando, é a Transversal do Pacífico, que une o Quibdó com Pereira e que envolve um investimento de US $ 60 milhões para pavimentar todo o corredor. Além disso, com um investimento semelhante, destaca-se o trecho Quibó - Medellín. Espera-se que cada um gerem cerca de 3.000 empregos cada. Ao mesmo tempo, destaca-se a pavimentação do corredor Bahía Solano - El Valle, na inóspita região do Pacífico, que totalizou pouco mais de US $ 4 milhões.

Se continuarmos verificando, a lista continua. Destaca também a pavimentação da Conexão Pasto-Aeroporto, do corredor Junín-Barbacoas e de vários outros corredores, todos com Zenda Investimentos para a conclusão de projetos que contribuirão para o desenvolvimento econômico da Colômbia. Assim, vale citar também a Ponte Mariano Ospina, sobre o Rio Zulia, que tem 140 metros de extensão e custa cerca de US $ 120 milhões

Com quase todas as obras iniciadas ou em vias de execução, restaria apenas o início da construção da segunda estrada entre Valledupar e La Paz, que custará cerca de US $ 17 milhões, além de 20 quilômetros de pavimentação no corredor entre Cuatro Vientos e Codazzi. Com o início e a posterior conclusão deste e de outros projetos, a Colômbia está preparada para pensar em novas iniciativas de infraestrutura para o futuro.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL