Colômbia abre processo bilionário por hidrelétrica

By Cristián Peters11 August 2020

Proyecto hidroelectrico Ituango

A empresa pública EPM, da Colômbia, vai processar construtores, interventores, projetistas e seguradoras do projeto hidroelétrico Ituango, considerado a realização mais importante de infraestrutura de energia daquele país nos últimos anos. O processo vai pedir US$ 2,6 bilhões.

A intenção da EPM é que as empresas privadas assumam a responsabilidade pelos sobrepreços do projeto e as consequências pela emergência em 2018.

“Identificou-se que muitos agentes sabiam durante o desenvolvimento da construção de que havia problemas a resolver antes da entrada em operação, e que as recomendações, decisões e ações tomadas trouxeram consigo um risco que posteriormente conduziu ao colapso da galeria de desvio auxiliar, obrigando a um manejo sem precedentes dos riscos ambientais, sociais e de infraestrutura, pelo sinistro no interior da caverna de transformadores e casa de máquinas”, afirmou o gerente da EPM, Álvaro Rendón.

De acordo com a EPM, “este processo tardará três meses e sua duração máxima será até 10 de novembro. Se fracassar a conciliação, a jurisdição do contencioso administrativo irá dirimir a controvérsia econômica entre a EPM e os consórcios”.

As partes demandadas no processo são: Consorcio Generación Ituango (constituído por Integral S.A. e Geotécnicas Solingral S.A.), Consorcio CCC Ituango (conformado por Camargo Corrêa, Conconcreto, Coninsa Ramon H. S.A.), Consorcio Ingetec Sedic (conformado por Ingetec S.A. e Sedic S.A.), Seguros Generales Suramericana S.A. e Chubb Seguros.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL