Colocando os dados para funcionar: como podemos aproveitar a tecnologia para desbloquear insights acionáveis?

06 September 2023

As empresas de construção enfrentam inúmeros desafios na implementação de projetos, mas a digitalização oferece uma oportunidade única para simplificar as operações para aumentar a produtividade e a sustentabilidade, afirma Thomas Harring, Diretor Geral da Leica Geosystems.

A Leica Geosystems, parte da Hexagon, é o fornecedor global das soluções digitais que as empresas de construção precisam para superar esses desafios. O seu cliente, o especialista em construção pesada Gnant GmbH, mostra como as empresas podem abordar melhor a digitalização para aumentar a eficiência, desenvolver competências digitais e permanecer competitivas num mercado em constante mudança.

Navegar no cenário digital pode ser desafiador, especialmente em um setor como o da construção. Desde o levantamento e preparação do terreno, à execução da obra e à posterior manutenção das infraestruturas, os projetos de construção envolvem uma multiplicidade de intervenientes, processos e conjuntos de dados resultantes.

No entanto, é também precisamente por estas razões que a digitalização representa uma oportunidade única para esta indústria. As ferramentas e competências digitais podem agilizar e otimizar todo o processo de construção, modernizando as empresas de construção e capacitando-as para operar de forma mais produtiva e sustentável.

As ferramentas digitais ajudam a processar dados com mais rapidez e precisão, além de fornecer insights acionáveis para aproveitar em projetos futuros. A otimização dos fluxos de trabalho também alivia o peso da força de trabalho, liberando tempo para ser gasto em tarefas mais complexas e qualificadas.

Sem mencionar que, com cada vez mais empresas de construção a optar por investir em soluções digitais, torna-se cada vez mais essencial que as empresas implementem estas ferramentas para manter uma vantagem competitiva e desenvolver competências digitais entre os funcionários à medida que esta tecnologia continua a evoluir.

Saber por onde começar é muitas vezes o primeiro obstáculo para as empresas de construção, uma vez que há muitas áreas num projeto que poderiam beneficiar de soluções digitais. Pode, portanto, parecer um processo assustador para qualquer empresa, especialmente aquelas estabelecidas antes da revolução digital e para as quais a atitude face à digitalização pode ser mais reservada e a acessibilidade às tecnologias mais recentes mais limitada. Para resolver esta questão, é útil recorrer a exemplos da indústria.

Aproximando-se da digitalização

Fundada em 1959, a Gnant GmbH é especialista na Baixa Áustria em cascalho, areia e pedras, terraplanagem e transporte. Ao abordar a questão da digitalização , a Gnant sabia que queria otimizar a produtividade e a sustentabilidade nos seus processos de trabalho e por isso começou a implementar soluções digitais nas suas operações de demolição, escavação e reciclagem há mais de dez anos.

A abordagem foi lenta e constante. A empresa fez dois investimentos iniciais em um rover e em um sistema de controle de máquina 3D para um trator. Com estes investimentos, a Gnant quis diferenciar-se da concorrência, por isso, na hora de implementar este novo equipamento no local, ofereceu o valor acrescentado das tecnologias sem custos adicionais para o cliente. Desta forma, em vez de aumentar os custos do cliente, a Gnant optou por uma abordagem comercial de longo prazo que demonstrasse o elevado valor das soluções através da qualidade do trabalho e não do preço, encorajando os clientes que inicialmente poderiam ter sido cépticos e relutantes em pagar extra para novas tecnologias.

A partir deste investimento inicial, a Gnant cultivou uma cultura de trabalho que acolhe a tecnologia e desde então tem sido capaz de digitalizar todos os processos e fluxos de trabalho. Agora, projetos que seriam difíceis usando métodos tradicionais podem ser realizados em uma fração do tempo e com a mais alta qualidade. Com este processo de digitalização e comunicação perfeita entre máquinas, soluções de campo e aplicações de escritório, a Gnant relatou ganhos significativos de produtividade em todas as fases do projeto.

Desenvolver competências digitais para uma força de trabalho digital

Investir na tecnologia certa não é apenas importante para o sucesso a longo prazo de uma empresa, mas também o é investir no desenvolvimento das competências digitais dos funcionários. Pode ser um desafio encontrar a equipe certa, pois a digitalização está em constante evolução. No entanto, a corrida para alcançar uma vantagem digital sobre a concorrência pode encorajar os funcionários a adotar soluções digitais no seu fluxo de trabalho.

Ao escolher um parceiro tecnológico para implementar estas soluções, é importante considerar a eficácia com que treinam o pessoal para as utilizar. Incentivar a compreensão de como a tecnologia funciona e como será benéfica a longo prazo é essencial para promover a aceitação entre os funcionários e reduzirá as barreiras à adopção, permitindo uma integração tecnológica mais fácil a longo prazo.

No caso de Gnant, a equipe percebeu que era necessário mais pessoal de escritório para se adaptar às mudanças no fluxo de trabalho e à quantidade crescente de dados e à preparação do trabalho necessária ao planejar projetos. Assim, enquanto o tempo necessário para a preparação do trabalho aumentou, o tempo gasto no local diminuiu, pois as máquinas e os operadores puderam trabalhar de forma mais independente e autónoma graças à preparação feita no escritório. O aumento inicial no tempo de preparação pode desencorajar algumas empresas das transformações digitais. No entanto, o tempo e os recursos poupados pelas ferramentas digitais no local, para não mencionar o aumento da precisão e da qualidade do desempenho, deverão ajudar a dissipar estas preocupações.

Como as soluções digitais podem beneficiar as construtoras?

As soluções digitais podem otimizar tarefas administrativas e também a operação de máquinas pesadas. As tecnologias digitais ajudam a garantir a precisão do laser nos mínimos detalhes, permitindo a facilitação dos projetos. No escritório, os fluxos de trabalho baseados em documentos são suscetíveis a erros humanos, mas as ferramentas digitais impõem uma estrutura que garante que todas as informações sejam precisas. Por exemplo, ao usar documentos analógicos, rótulos e nomes podem se perder na tradução, enquanto um sistema de documentação digital garante que todos os ativos sejam consistentes.

No canteiro de obras, a maior precisão de tecnologias como sistemas de controle de máquinas significa que elas podem ser confiáveis para realizar mais tarefas, permitindo que os processos de trabalho aconteçam de forma mais rápida e produtiva.

Uma prioridade fundamental para todas as indústrias é a sustentabilidade, e considerando que a construção contribui para cerca de 39% das emissões globais de CO2, isto é particularmente importante para as empresas de construção considerarem ao definirem estratégias sobre a melhor forma de optimizar os seus processos.

Ao digitalizar seu fluxo de trabalho, a Gnant percebeu que os benefícios eram duplos. Não só a produtividade aumentou, mas também os resíduos e as emissões foram reduzidos. Esta relação simbiótica provocada pelas ferramentas digitais é uma bênção para as empresas de construção, para quem os dois objetivos principais são frequentemente maximizar a produtividade e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto ambiental geral.

Olhando para frente

No caso de Gnant, a equipe concluiu que sem os investimentos iniciais e a estratégia que se seguiu, eles não teriam visto o mesmo crescimento, encontrado e desenvolvido o talento certo, ou continuado a ser um concorrente no mercado da mesma forma. Grandes ou pequenas, estabelecidas ou novas, todas as empresas de construção podem beneficiar das tecnologias digitais. Ao estabelecer uma estratégia que seja alcançável e adequada à cultura da empresa - para Gnant, isso significava fazer menos investimentos, mas maiores - será mais fácil para a tecnologia ser adotada pelos funcionários e dimensionada para o futuro.

As soluções digitais são constantemente melhoradas e novas são criadas. A integração de tecnologias no fluxo de trabalho da engenharia civil será inevitável num futuro próximo , a fim de permanecer competitivo, utilizar os recursos com sabedoria e atrair e reter talentos. Quanto mais cedo as empresas de construção adoptarem estas tecnologias, mais fácil será manter uma vantagem competitiva e continuar a crescer juntamente com a tecnologia.

Sobre o autor

Thomas Harring é o Diretor Geral da Leica Geosystems, parte da Hexagon.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL