Colbún desenvolve a primeira usina de hidrogênio verde no Peru

A usina termoelétrica Fenix da Colbún começou a operar a primeira usina de hidrogênio verde instalada em uma usina de energia no Peru. O projeto, que consistiu na implementação de uma usina fotovoltaica e de um eletrolisador, representa um importante passo adiante no desenvolvimento e na promoção desse combustível limpo e 100% renovável no país.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de executivos da Colbún, representantes do Ministério do Meio Ambiente e o prefeito de Chilca. (Foto: Colbún)

“Na Colbún, promovemos o hidrogênio verde como uma etapa importante na transição energética responsável; estamos convencidos de que ele é uma das melhores opções para adaptar e modernizar as usinas de energia baseadas em gás natural, considerando que esse é o combustível mais bem posicionado para apoiar a transição energética e a implantação de energias renováveis. Com a Fenix, nos tornamos a primeira usina de energia do Peru a usar hidrogênio verde, o que nos permite incorporar novas tecnologias para minimizar os impactos ambientais. Estamos focados em continuar a promover o desenvolvimento de várias aplicações de hidrogênio na região, parte da estratégia da Colbún para avançar na internacionalização de suas operações”, disse José Ignacio Escobar, CEO da Colbún, empresa controladora da Fenix.

A nova planta substituirá 100% do hidrogênio cinza consumido pela usina de energia (Foto: Colbún).

Por sua vez, Juan Miguel Cayo, gerente geral da Fenix, destacou que o uso do hidrogênio verde reduzirá a pegada de carbono da usina termoelétrica, dando lugar a um futuro mais sustentável para todos; e, a médio prazo, espera-se replicar esse modelo de projeto como uma solução que promova o uso dessa energia limpa em seus clientes.

“Na Fenix, demos o primeiro passo para gerar nosso próprio hidrogênio verde. O próximo passo é replicar esse tipo de projeto como soluções de valor agregado para nossos clientes, promovendo assim o uso de energias renováveis. O objetivo é explorar as aplicações do hidrogênio em seus processos operacionais, buscando contribuir para suas metas de eficiência e sustentabilidade”, disse ele.

Impactos positivos

Um dos principais benefícios da planta de hidrogênio verde é a redução da pegada de carbono da Fenix em cerca de 70 toneladas de CO2 equivalente por ano. Ela também permitirá que a empresa economize aproximadamente US$ 50.000 por ano devido ao autofornecimento de hidrogênio, que será usado para resfriar os geradores da usina térmica.

Progresso no Chile

A Colbún anunciou no final do ano passado que desenvolverá um projeto de produção de hidrogênio verde (H2V) para abastecer os sistemas de resfriamento de sua usina termelétrica de Nehuenco, localizada na região de Valparaíso, no Chile. Esse é o primeiro projeto de hidrogênio verde em uma usina de energia no Chile e as primeiras moléculas de H2V produzidas pela empresa.

O projeto envolve a construção de seu próprio eletrolisador e uma pequena usina solar - com capacidade instalada de 100 kW -, que permitirá a geração de hidrogênio verde em Nehuenco e, assim, substituirá o hidrogênio cinza usado atualmente para o processo de resfriamento das Unidades II e III. Serão necessários apenas cerca de 30 litros de água por dia para operar o sistema.

Uma vez em operação, ele evitará a emissão de nove toneladas de CO2 por ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL