Colapso da linha de metrô da Cidade do México

By Cristián Peters Quiroga05 May 2021

Um viaduto do metrô desabou na Cidade do México em uma rodovia, matando pelo menos 24 pessoas. O acidente ocorreu próximo à estação de Olivos, na linha 12, no sudeste da cidade. A seção elevada estava 5 metros acima da estrada e era sustentada por pilares de concreto.

Vista dos danos causados depois que um viaduto ferroviário e um trem colapsaram em uma estrada na Cidade do México. (REUTERS/Carlos Jasso.)

As autoridades mexicanas prometeram uma investigação completa sobre o colapso, e o presidente Andrés Manuel López Obrador disse que “nada será escondido”.

A linha, construída por um consórcio que inclui Carso, ICA e Alstom e que foi inaugurada em 2012, já houve preocupações sobre falhas estruturais. Porções elevadas da linha, incluindo o viaduto desmoronado, foram fechadas para vários reparos em 2014.

Fernando Espino, secretário-geral do sindicato que representa os trabalhadores do metrô, disse que o incidente está relacionado a um problema de construção.

“Isso é uma falha estrutural... Não sabemos se está relacionado com o material com o qual esta [seção] foi construída. Precisamos ver o que aconteceu”, disse, de acordo com o jornal El Universal

O sistema de metrô da Cidade do México é um dos mais usados ​​do mundo; na América do Norte, só o metrô de Nova York transporta mais pessoas a cada dia.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL