Colômbia inicia execução do Pacto do Bicentenário

By Luciana Guimaraes29 June 2021

Instituto Nacional de Rodovias da Colômbia (Invías) deu o impulso para o início das obras para a construção da via dupla, conhecida como Ruta de los Comuneros, que liga os municípios de Zipaquirá e Chinquirirá, no departamento de Boyacá.

A obra, que foi adjudicada ao Consórcio Rodoviário MHC 063, tem cerca de 54 quilômetros e vai significar um investimento da ordem de US $ 140 milhões e vai gerar cerca de 4.100 empregos.

É preciso dizer que esta rota faz parte de uma iniciativa maior do governo colombiano enquadrada no Pacto do Bicentenário, que contempla um investimento total de cerca de US $ 590 milhões e também realizará projetos nos departamentos de Arauca, Casanare, Cundinamarca , Norte de Santander e Santander.

Sobre o anúncio da Invías, Ángela María Orozco, Ministra dos Transportes da Colômbia, disse que “com o início da construção da via dupla entre Zipaquirá, Ubaté e Chiquinquirá, começa mais uma aposta do governo para promover a reativação econômica do país .uma vez no centro da Colômbia ”. “Com o pedido de largada desse importante projeto, o governo ratifica seu compromisso com a reativação econômica. Com isso iniciamos a fase de pré-construção dos 54 quilômetros da faixa de rodagem entre Chiquinquirá e Ubaté, que compreende os sete quilômetros da segunda faixa da variante Portachuelo na passagem pelo município de Zipaquirá ”, esclareceu o diretor operacional das Invías, Juan Esteban Romero. Além disso, o gestor foi mais longe e lembrou que o Pacto do Bicentenário, além de incorporar um pacote de 22 projetos, “contribuirá para a entrega de 1.260 novos quilômetros de estradas; enquadrado nos Caminhos para a Legalidade e Reativação - Visão 2030 ”.

Outros projetos que se destacam neste portfólio que estão prestes a começar são as obras de pavimentação de 61 quilômetros em Boyacá, adjudicadas ao Consórcio Grosud; 107 quilômetros de pavimentos em Arauca e Norte de Santander. Estas obras foram adjudicadas ao Consórcio Vías Colombia 063 e a lista continua: 121 quilômetros na Ruta de los Libertadores, também em Boyacá e Casanare, outorgados pelo Consorcio Vías Nacionales.

Por fim, destacam-se os 82 quilômetros que o Consórcio PCT San Boy vai pavimentar no centro do país e em Santander, entre outros.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL