CMP apresenta primeira frota de ônibus 100% elétricos para mineração e inaugura primeiro eletroterminal da Região do Atacama

Ouça este artigo

O projeto inclui a incorporação de 45 novos ônibus elétricos alimentados por energia renovável e a construção de quatro modernos eletroterminais.

Compañía Minera del Pacífico está en este proyecto junto a Verschae y Enel X, como socios estratégicos Compañía Minera del Pacífico está en este proyecto junto a Verschae y Enel X, como socios estratégicos. (Foto: CMP)

Compañía Minera del Pacífico (CMP), empresa do Grupo CAP, juntamente com Verschae e Enel abastecida com energia de fontes renováveis.

O projeto considera 45 novos ônibus elétricos com autonomia média de 280 quilômetros, que viajarão das cidades de Caldera, Tierra Amarilla, Copiapó, Huasco, Freirina, Vallenar, La Serena e Coquimbo, até os garimpos da CMP, localizados nos vales. de Copiapó, Huasco e Elqui. Uma primeira etapa das iniciativas considera a entrada em circulação de 19 veículos elétricos da marca Zhongtong, representados pelo Grupo Cabal, e onde a Enel X apoiou com financiamento para a aquisição dos equipamentos. Nos próximos meses será incorporada a restante frota, que será operada pela empresa Flex.

Por sua vez, a empresa Verschae, com mais de 70 anos prestando serviços de Transporte de Pessoal no Chile, tomou a decisão de incorporar estes novos ônibus elétricos à sua frota, com o desejo de buscar a melhoria contínua na qualidade do seu serviço e trabalhar de acordo com a sustentabilidade. e políticas de mitigação das alterações climáticas, bem como promover e reforçar a incorporação das mulheres num sector que tem sido predominantemente masculino, acrescentando mulheres motoristas para cobrir as diferentes rotas.

Por sua vez, a Enel X construiu a infraestrutura elétrica necessária para a implementação em Vallenar do primeiro eletroterminal de carregamento da região do Atacama. A instalação irá cobrir a procura dos novos autocarros eléctricos, incorporando um sistema de pontos de carregamento que proporciona flexibilidade no fornecimento de energia ao regular a potência e os horários em que é efectuado o fornecimento de energia eléctrica. Além disso, o eletroterminal contará com carregadores rápidos para carga em torno de 2 horas.

CMP presenta primera flota de buses 100% eléctrica CMP presenta primera flota de buses 100% eléctrica para la minería e inaugura primer electroterminal de la Región de Atacama. (Foto: CMP)

Para uma segunda etapa, já estão em construção os eletroterminais dos vales de Copiapó e Elqui.

Para a CMP, este lançamento reforça o seu compromisso de operar de forma sustentável. “O nosso propósito inspira-nos a promover a mineração sustentável que tenha um impacto positivo nas nossas pessoas, nos territórios e no ambiente, pelo que avançar na eletromobilidade ajuda-nos a reduzir as nossas emissões e a pegada de carbono. Ao tomar decisões como esta, caminhamos para uma mineração de ferro que reúna o melhor dos nossos processos e nos incentive a inovar e incorporar novas tecnologias de forma permanente”, afirmou Francisco Carvajal, gerente geral da CMP.

Redução de impacto

A nova norma de eletromobilidade permitirá à CMP reduzir as suas emissões e pegada de carbono, reduzindo o CO2 emitido para o ambiente em mais de 3.000 toneladas por ano. Além disso, a frota que a Verschae irá operar não gera poluição sonora nas cidades e poderá gerar uma economia operacional de cerca de 50% em comparação aos ônibus a combustão diesel.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL