Cinco tendências para a indústria de máquinas e equipamentos em 2023

Por Fernando Sortino Astolfi que é CFO na Intragroup, consultoria SAP Gold Partner.

Acompanhar e incorporar a transformação digital se tornou essencial para assegurar um desempenho excepcional nas empresas. Na indústria de máquinas e equipamentos, isso não seria diferente, considerando a importância da tecnologia para a automação de seus processos e sua maior produtividade. Diante de tamanhos recursos sendo desenvolvidos, é importante analisar aqueles que melhor podem contribuir para alavancar o desempenho deste setor e, assim, conquistar resultados cada vez melhores.

Investir em máquinas e equipamentos de boa qualidade é fundamental para evitar falhas e riscos que comprometam a entrega dos serviços prestados e a reputação da companhia – além, é claro, de aumentar os lucros obtidos. Tanto é que, em fevereiro deste ano, a receita líquida do setor registrou um crescimento de 7% em relação a janeiro, totalizando um amonte de R$ 21,766 bilhões, segundo o relatório da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Embora não pareça tão significativo, o dado reflete a importância e benefícios da tecnologia para este segmento, trazendo maior segurança para as operações e permitindo a alocação dos times para tarefas mais estratégicas para seu destaque. Por isso, confira abaixo as principais tendências tecnológicas que devem entrar no radar desta indústria:

Foto: AdobeStocker by Miha Creative

#1 ESG: as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) já são bem conhecidas no meio industrial. Na prática, isso significa que, muito além de incorporar tecnologias robustas, elas precisam trazer este olhar mais humanizado e ecológico, impactando positivamente os colaboradores, consumidores e todo o meio ambiente, adotando recursos que contribuam para a economia circular que, além de elevar os lucros, também irão melhorar a imagem da indústria. Segundo um estudo da CNI, 71% das indústrias estão planejando ou já adotam medidas sustentáveis como parte de sua estratégia corporativa.

#2 IA e IoT: tanto a inteligência artificial (IA) quanto a internet das coisas (IoT) não são uma completa novidade no mercado. Contudo, ambos estão ganhando cada vez mais espaço nas estratégias corporativas, contribuindo fortemente para uma maior automatização, segurança, produtividade e qualidade nos serviços através de máquinas inteligentes, trazendo um salto enorme em eficiência para a indústria de máquinas e equipamentos. De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), 98% dos gestores acreditam que 2023 será o ano em que os softwares autônomos e colaborativos pautados nestes recursos entrarão de vez no dia a dia das médias e grandes empresas.

#3 Redução de custos em supply chain: a composição destes maquinários inteligentes e softwares de monitoramentos robustos, conhecidos como supply chain, também se fortalecerão este ano na cadeia produtiva desta indústria, aliando a tecnologia às atividades internas para melhorar os processos produtivos e ritmo de produção. Em dados divulgados pela Gartner, como exemplo, 75% das maiores empresas do mundo pretendem utilizar robôs de logística até 2026, o que certamente irá contribuir para a redução de custos operacionais, maior competitividade e aumento da receita.

Las empresas están avanzando hacia soluciones como la inteligencia artificial o el Internet of Things. Foto: Tippapat

#4 Rede 5G: quando aliada a outras tecnologias, como IoT, IA e o Big Data, a rede 5G, certamente, poderá trazer viradas de chave muito impactantes para todos os setores, incluindo a indústria de máquinas e equipamentos. Com uma conexão muito mais poderosa, pessoas e máquinas trocarão dados de forma muito mais rápida e segura – algo que, junto ao uso de robôs mais inteligentes, garantirá uma produtividade, confiabilidade e qualidade maiores.

#5 Sistemas de gestão: em meio a tantas tecnologias integradas, não há como abordar as tendências deste setor sem incluir os sistemas de gestão. Investir em um ERP robusto é o que trará segurança para gerenciar esses recursos com assertividade, garantindo que operem devidamente e assegurando que trarão os resultados desejados.

São muitas as soluções disponíveis no mercado, capazes de auxiliar a indústria de máquinas e equipamentos a elevar sua produtividade e potencializar seu destaque. Mas, até hoje, há ainda aquelas que as enxergam como um custo excedente, e não como um investimento que trará conquistas elevadas. Essa é uma visão que precisa ser desmistificada imediatamente, compreendendo os benefícios da transformação digital para o mercado e como incorporá-la corretamente.

Por isso, é sempre recomendado contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo, orientando a indústria a buscar pela solução mais aderente às suas metas e, acima de tudo, a gerenciar corretamente seu desenvolvimento. Não há como escapar destas tendências que estão remodelando o mercado, e aquelas que se atentarem a essas mudanças, certamente, atingirão os melhores resultados.

Fernando Sortino Astolfi é CFO na Intragroup, consultoria SAP Gold Partner.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL