Cinco principais tendências globais em equipamentos de construção

As vendas globais de equipamentos para este ano deverão cair em 7%.

(Foto: AdobeStock)

Impulsionado por um 2021 positivo, o otimismo para o setor de equipamentos de construção foi alto em 2022. Entretanto, enquanto muitos mercados experimentaram um crescimento recorde no ano passado, este ano apresentou aos fabricantes uma série de desafios, incluindo problemas contínuos na cadeia de fornecimento e o aumento dos preços dos combustíveis.

Algumas regiões foram mais afetadas do que outras e, como tal, a queda no crescimento e nas vendas, que pode não ter sido esperada no início do ano, foi prevista em muitas áreas pela Off-Highway Research em seu relatório da indústria.

Com isso em mente, aqui estão cinco conclusões-chave do relatório:

As vendas globais de equipamentos de construção declinarão até 2022

Apesar da pandemia, em 2020 a 2021 houve um período de crescimento para o setor de equipamentos de construção, com as vendas atingindo um recorde de 1,29 milhões de unidades em 2021.

O relatório de pesquisa fora de estrada atribui isso à pró-atividade da indústria da construção civil em voltar ao trabalho após as paralisações, às baixas taxas de juros e aos gastos do governo.

Entretanto, o crescimento em 2022 não foi sustentado - na verdade, o relatório prevê uma queda de 7% nas vendas globais de equipamentos este ano.

O relatório também destaca o impacto potencial da guerra na Ucrânia e o aumento das taxas de juros como algo que poderia levar a mais declínios nas vendas de equipamentos no futuro.

Os picos de vendas para os mercados de equipamentos desenvolvidos serão mantidos

A invasão russa da Ucrânia também causou alguma incerteza nos mercados de equipamentos desenvolvidos. Muitos fabricantes internacionais do país se retiraram no início deste ano, ao mesmo tempo em que isso também causou problemas na cadeia de fornecimento para muitas indústrias, incluindo a construção civil.

Apesar disso, de acordo com o relatório, a demanda por equipamentos nos mercados estabelecidos continuou em 2022, e é provável que isso aconteça em 2023, apesar de alguma incerteza devido à inflação.

Para a Europa e a América do Norte em particular, espera-se que o crescimento continue nos primeiros meses de 2023.

As vendas de equipamentos de construção foram prejudicadas pela crise de liquidez da Evergrande, segundo o relatório (Foto: AdobeStock).
O impacto da Covid no setor de equipamentos de construção da China

Enquanto quase todas as indústrias foram afetadas de alguma forma pela pandemia, nos últimos dois anos houve um período sustentado de recuperação, particularmente para a construção.

No entanto, a China e o mercado chinês de equipamentos de construção civil talvez tenham tido o maior impacto este ano, pois os bloqueios no país causados pelo surto de casos significaram que a economia sofreu um impacto significativo.

O relatório também destaca a crise de liquidez da Evergrande, que resultou em uma menor demanda por projetos de construção residencial, como um fator importante no declínio das vendas de equipamentos.

Recorde de vendas para mercados emergentes de construção

De acordo com o relatório, um aumento nos preços das commodities resultará em um ano recorde para as vendas de equipamentos nos mercados emergentes.

A pesquisa fora de estrada acredita que este é o resultado de vários fatores, incluindo a guerra na Ucrânia, que fez com que os consumidores procurassem em outros lugares, como a Austrália, por commodities como carvão e gás natural liquefeito.

Apesar da recuperação nas vendas, o relatório também prevê um declínio para os mercados de equipamentos emergentes em 2023.

Aterragem suave prevista para a venda de equipamentos de construção em 2023

Tendo visto vendas recordes no ano passado, talvez não seja surpreendente que as vendas de equipamentos venham a diminuir nos próximos anos, especialmente se levarmos em conta eventos que foram imprevisíveis e inevitáveis.

Isto, juntamente com a inflação e o aumento das taxas de juros, poderia levar a novas quedas no setor de equipamentos até 2023 e 2024.

Entretanto, o relatório observa que, a médio prazo, as vendas globais de equipamentos deverão permanecer acima de 1 milhão de unidades por ano.

O relatório completo sobre o setor global de equipamentos de construção está disponível no Roteiro Global da Construção 2022. Leia mais aqui para outros relatórios publicados pela Off-Highway Research.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL