Cimento Apodi levou para a Concrete Show soluções com foco em inovação

Companhia ancora e materializa uma ampla estrutura física com laboratórios e equipamentos de ponta.

A joint venture multinacional Cimento Apodi esteve presente na 14ª edição da Concrete Show 2023, com seus serviços e produtos de ultra performance.

Foto: KHL // CLA

Entre as novidades da Companhia, ficou em exibição o recém lançado Apodi Expert, iniciativa com objetivo de levar ao mercado da construção civil soluções técnicas com foco em inovação e sustentabilidade. Para isso, oferece a mais completa e moderna infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento de cimento e concreto nas regiões Norte e Nordeste a partir de Fortaleza/CE.

“O ano passado foi histórico para a Cimento Apodi, porque aceleramos os investimentos em pesquisas e inovação para o mercado da construção civil do Norte e Nordeste. Um dos grandes saltos foi a inauguração do Centro Tecnológico Apodi Expert, buscando o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções que priorizem a redução da pegada de carbono, a eficiência produtiva e a economia circular”, explica Mario Guilge, Gerente de Concreto e Serviços Técnicos da Cimento Apodi.

O conceito do Apodi Expert abrange desde o processo de capacitação e desenvolvimento de clientes e consumidores até a concepção de produtos de alto desempenho e baixa emissão de CO2, passando por suporte técnico para otimização e desempenho sustentável de clientes. Também ancora e materializa uma ampla estrutura física com laboratórios e equipamentos de ponta.

DIFERENCIAIS APODI EXPERT

Assessoria Técnica: envolve coordenação, especialistas e laboratoristas. As grandes construtoras, concreteiras e indústrias de pré-moldados têm necessidades especiais, que requerem de cada insumo um desempenho específico. A Cimento Apodi trabalha dentro dessa realidade de múltiplos cenários. A equipe de Assessoria Técnica é capaz de entender a complexidade do mercado e suas necessidades, bem como as tendências para o futuro e os novos leques de oportunidades que se abrem.

Assessoria de Projetos: criada em 2022, essa área é pioneira no mercado. Sua missão é ajudar o cliente a planejar o seu projeto estrutural a partir de novas tecnologias de cimentos e concretos de alto desempenho, calculando ganhos ambientais e financeiros.

CENTRO TECNOLÓGICO APODI EXPERT

Além do laboratório de serviços técnicos em Quixeré/CE e do Laboratório Móvel, o Centro Tecnológico Apodi Expert, em Fortaleza/CE, conta com uma equipe multidisciplinar incluindo experts em cimento e concreto, que desenvolve produtos inovadores, oferecendo pesquisas estratégicas que identificam oportunidades e contribuem para o crescimento de cada cliente em uma completa infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento de cimento e concreto do Nordeste – uma das maiores do Brasil.

O CP III-40-RS da Apodi, produzido com adição de escória de alto forno, é um produto desenvolvido para obras que necessitam de baixo calor de hidratação, resistência a ambientes com alta agressividade e inibição de reações como álcali/agregado e ataque por sulfatos. Foto: KHL // CLA

O Centro apresenta ao cliente concretos de elevado desempenho e produtos inteligentes, capazes de reduzir o consumo de cimento na obra, gerando redução na emissão de CO2.

De acordo com Mário Guilge, o Apodi Expert apresenta a soma das soluções inovadoras com atendimento personalizado e produtos especiais. “Para apoiar nossos clientes ainda mais de perto, temos um laboratório móvel, que percorre grandes distâncias para atender indústrias, concreteiras e grandes obras. Ele vai até o cliente para realizar testes em produtos, desenvolvimento e ajustes necessários de traços de concretos fluidos ou secos, a fim de garantir ou melhorar ainda mais a performance dos produtos”, explica.

O chamado concreto de alto desempenho foi um dos focos da Apodi, em 2022, a partir de um trabalho de pesquisa em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT – iniciado em 2019), e do desenvolvimento de traços experimentais de concreto, realizado pela equipe da Apodi Expert em parceria com os maiores fornecedores de aditivos do país.

A ênfase, nesse caso, é substituir concretos convencionais por concretos de alto desempenho, reduzindo o volume de concreto entre 20% e 40% de acordo com a estrutura. “Essa redução significa um menor consumo de recursos naturais, contribuindo para a redução de emissões. Oferecemos aos clientes uma solução que reduz significativamente os custos da obra, tornando-a mais sustentável”, sinaliza o gerente de concreto e serviços técnicos, Mario Guilge.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL