CII financia primeira PPP de transmissão elétrica no Uruguai
12 May 2017
A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) aprovou um pacote de financiamento de US$ 56 milhões para uma linha de transmissão de 500 kV entre as cidades de Melo e Tacuarembó, no Uruguai. O projeto representa a primeira PPP para ativos de transmissão elétrica no país.
A empresa italiana Terna SpA vai fazer o projeto, construção e fornecerá componentes à linha junto à estatal de eletricidade uruguaia UTE, que vai se responsabilizar pela operação da mesma sob um contrato de locação operacional.
O projeto quer fortalecer a confiança do sistema elétrico uruguaio, na adaptação das recentes mudanças de grande escala do país na direção da energia renovável não convencional. A linha de 213 km será ao redor de 5% da rede de transmissão do país. Esta operação faz parte da estratégia da CII de otimizar apoio a países e clientes privados que participem de PPP com estruturas de risco compartilhado, que já demonstraram estimular o crescimento econômico e reduzir as desigualdades sociais na América Latina e no Caribe.
O pacote de financiamento se compõe de um empréstimo da CII (que é parte do sistema BID), no valor de US$ 38,1 milhões, e um co-empréstimo do Fundo de Financiamento da China para a América Latina e o Caribe.