CII financia primeira PPP de transmissão elétrica no Uruguai

By Cristián Peters12 May 2017

127222 transmision

A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) aprovou um pacote de financiamento de US$ 56 milhões para uma linha de transmissão de 500 kV entre as cidades de Melo e Tacuarembó, no Uruguai. O projeto representa a primeira PPP para ativos de transmissão elétrica no país.

A empresa italiana Terna SpA vai fazer o projeto, construção e fornecerá componentes à linha junto à estatal de eletricidade uruguaia UTE, que vai se responsabilizar pela operação da mesma sob um contrato de locação operacional.  

O projeto quer fortalecer a confiança do sistema elétrico uruguaio, na adaptação das recentes mudanças de grande escala do país na direção da energia renovável não convencional. A linha de 213 km será ao redor de 5% da rede de transmissão do país. Esta operação faz parte da estratégia da CII de otimizar apoio a países e clientes privados que participem de PPP com estruturas de risco compartilhado, que já demonstraram estimular o crescimento econômico e reduzir as desigualdades sociais na América Latina e no Caribe.

O pacote de financiamento se compõe de um empréstimo da CII (que é parte do sistema BID), no valor de US$ 38,1 milhões, e um co-empréstimo do Fundo de Financiamento da China para a América Latina e o Caribe.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL