Ciclovia desaba no Rio por impacto do mar

By Fausto Oliveira21 April 2016

Ciclovía Río derrumbe

Ciclovía Río derrumbe

A ciclovia Tim Maia, inaugurada no Rio de Janeiro no mês de janeiro, teve parte de seu pavimento desabado por força de uma onda do mar. Ao menos dois ciclistas morreram, e o número de mortes pode ser ainda maior.

De acordo com especialistas em engenharia estrutural que comentam o incidente à imprensa, o desabamento se deveu ao impacto de uma onda de baixo para cima sobre o pavimento.

A estrutura modular do pavimento teria se desconectado dos pilares e se levantado, depois teria virado e caiu por sobre as pedras.

A ciclovia Tim Maia é uma via costeira que conecta os bairros de São Conrado e Leblon.

De acordo com as primeiras informações, o projeto da obra terá que ser revisto, porque a construtora responsável pode ter ignorado o risco de um impacto desde abaixo, fruto de uma ressaca no mar.

O pavimento da ciclovia não faz parte da estrutura principal. Ao contrário, tem estrutura modular e é acoplado aos pilares por encaixe e fixação.

A obra custou R$ 45 milhões e tem pouco menos de 4 quilômetros de comprimento.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL