China State confirma interesse em ferrovia bioceânica

28 April 2014

China State Logo

China State Logo

Uma missão da construtora chinesa que é a maior do mundo, a China State, realizou uma visita à província argentina de Chubut, ao sul do país, nesse fim de semana, para confirmar o interesse da empresa em construir uma estrada de ferro binacional conectando portos argentinos e chilenos.

O projeto havia sido anunciado semanas atrás pelo governador de Chubut, Martín Buzzi, mas até agora não havia recebido confirmação oficial de interesse por parte da empresa chinesa, como agora se tem.

De acordo com o executivo da China State, Xue Huayong, “Chubut conta com um ambiente muito factível para construir uma ferrovia. Contamos na província com importantes portos que têm muito potencial para o desenvolvimento de um centro logístico mundial”.

HUayong comprometeu a empresa com o seguimento dos estudos de viabilidade do projeto. “A continuidade desse processo vamos trabalhar com o governo da província. Vamos elaborar um anteprojeto e fazer todos os estudos necessários”, disse o representante da China State.

A ideia de fazer uma conexão por ferrovia interoceânica se baseia em que pelo lado argentino poderiam conectar-se os portos Madryn e Comodoro Rivadavia, e pelo lado chileno as localidades de Puerto Montt e Puerto Chacabuco, todas em região patagônica.

Ainda que pelo lado argentino haja confirmações de interesse, até agora não houve uma declaração oficial por parte do Chile a respeito do projeto.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL