China State confirma interesse em ferrovia bioceânica

By Fausto Oliveira28 April 2014

China State Logo

China State Logo

Uma missão da construtora chinesa que é a maior do mundo, a China State, realizou uma visita à província argentina de Chubut, ao sul do país, nesse fim de semana, para confirmar o interesse da empresa em construir uma estrada de ferro binacional conectando portos argentinos e chilenos.

O projeto havia sido anunciado semanas atrás pelo governador de Chubut, Martín Buzzi, mas até agora não havia recebido confirmação oficial de interesse por parte da empresa chinesa, como agora se tem.

De acordo com o executivo da China State, Xue Huayong, “Chubut conta com um ambiente muito factível para construir uma ferrovia. Contamos na província com importantes portos que têm muito potencial para o desenvolvimento de um centro logístico mundial”.

HUayong comprometeu a empresa com o seguimento dos estudos de viabilidade do projeto. “A continuidade desse processo vamos trabalhar com o governo da província. Vamos elaborar um anteprojeto e fazer todos os estudos necessários”, disse o representante da China State.

A ideia de fazer uma conexão por ferrovia interoceânica se baseia em que pelo lado argentino poderiam conectar-se os portos Madryn e Comodoro Rivadavia, e pelo lado chileno as localidades de Puerto Montt e Puerto Chacabuco, todas em região patagônica.

Ainda que pelo lado argentino haja confirmações de interesse, até agora não houve uma declaração oficial por parte do Chile a respeito do projeto.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 maiores construtoras da América Latina - versão 2021
Esta lista apresenta uma queda de 15,2% na receita de 2020 em relação ao CLA50 do ano passado.
Grupo Burger: impulsionando o crescimento
Stacy Burger comenta sobre o crescimento do Grupo Burger e os desafios futuros.
Locar: Solidez e boa gestão
Amilcar Spinetti Filho conversou com a CLA sobre a estabilização do mercado e crescimento futuro.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL