China especula usina de carvão no Brasil
By Juliana De Andrade28 December 2015
Um projeto de energia térmica avaliado em US$ 1 bilhão está sendo especulado por duas estatais chinesas e empresários gaúchos. A usina, que deverá levar o nome de Ouro Negro, prevê a geração de 600 MW e seria construída entre os municípios de Pedras Altas e Candiota no Rio Grande do Sul perto da fronteira com o Uruguai.
O empreendimento deveria ser construído por duas grandes empresas chinesas, a Power China Sepco e a Hebi Company Energy ao lado do empresário brasileiro Silvio Marques Dias Neto, que já presidiu a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul e foi prefeito de Pedras Altas por dois mandatos, de 2001 e 2008.
No dia 5 de fevereiro de 2016, o governo fará o chamado “leilão A-5”, realizado para contratar a energia de usinas previstas para entrar em operação daqui a cinco anos. Porém, o empresário Dias Neto, declarou que os chineses, que terão o controle da operação com dois terços da usina, têm condições de erguer a térmica em bem menos tempo, em cerca de três anos e meio.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

