Chile terá primeira planta termosolar da América Latina

By Gabriel Lira09 May 2019

Projeto tem custo estimado em US$ 1,4 bilhão e deve operar já em 2020. 

Termosolar

A primeira planta de geração de energia termosolar da América Latina se localiza em María Elena, a cerca de 60 km de Calama, no norte do Chile. O investimento em sua construção é de US$ 1,4 bilhão. Ela evitará a emissão de 640 mil toneladas de gás carbônico por ano, o equivalente a 375 mil veículos.

A planta é propriedade da empresa Cerro Dominador, do grupo EIG Global Energy Partners, e terá uma capacidade de geração de 110 MW, e armazenamento térmico de 17,5 horas, o que permitirá gerar energia nas 24 horas do dia.

A construção do projeto está a cargo de um consórcio composto por Acciona e Abengoa. Ali, ela fará uma composição com a usina fotovoltaica já em operação desde 2018. Juntas, as duas plantas serão um complexo de energia renovável que terá capacidade de 210 MW. Será o primeiro complexo a combinar as tecnologias solar e termosolar na América Latina.

A operação da primeira usina termosolar deverá acontecer em maio de 2020.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL