Chile terá o primeiro marketplace da América Latina para software de construção

A iniciativa, promovida pela Calidad Cloud, reúne 8 empresas de tecnologia do setor, pretende chegar a 50 soluções e se tornar um Hub de inovação desenvolvido no Chile.

De acordo com o estudo de produtividade na indústria da construção no Chile, realizado pela Matrix Consulting em conjunto com a Câmara Chilena da Construção (CChC) e a Comissão Nacional de Produtividade, 70% das obras não são entregues no prazo acordado, isso é 33% abaixo da média internacional.

“44% dos motivos de incumprimento de prazos são devidos a trabalhos refeitos, basicamente se formos a esta variável poderíamos dizer que tudo é culpa da gestão da qualidade, mas não é assim. Existe um elemento chave e é onde queremos apontar, e é o mundo da comunicação em construção. Isso gera muitos problemas, de fato, 37% dos atrasos nas obras são devido à coordenação e apenas 12% correspondem à mão de obra”, disse o CEO da Calidad Cloud, Robinson Fuentes.

Nesta linha, a chilena Scale up Calidad Cloud criou o primeiro marketplace focado em software de construção, onde se encontram em um só lugar as soluções inovadoras e múltiplos serviços que startups e empresas de tecnologia têm desenhado para melhorar a produtividade das empresas. trabalhadores. Segundo o estudo, um trabalhador chileno produz 53% menos que a média internacional, enquanto em prédios altos por pessoa, o Chile chega a 0,24 m2 por dia, ante 0,37 m2 internacional.

O marketplace ligado ao mundo da digitalização da construção não só busca facilitar e democratizar o acesso aos diversos serviços e procedimentos que estão associados ao software, mas também é uma plataforma que permite a conexão entre empresas, favorecendo o ambiente colaborativo e colaborativo. de informação, melhorando assim a produtividade.

De acordo com o Índice de Transformação Digital, elaborado pela Corporação de Desenvolvimento Tecnológico, CDT, o setor da construção encontra-se num patamar entre iniciante e intermediário na gestão digital, com 46 pontos em uma escala de 1 a 100, 4 pontos a menos que a média nacional, e bem abaixo de outros setores como mineração e varejo que ultrapassam os 60 pontos, atingindo um patamar avançado de transformação digital.

“Hoje existem setores produtivos que não fariam nada sem digitalização, imagine varejo, e-commerce sem digitalização, e é isso que queremos buscar na construção”, disse o CEO da Calidad Cloud.

Segundo fontes, Calidad Cloud atualmente cobre um pequeno espectro de tudo o que inclui dados de construção, como qualidade, gestão, normas ISO, segurança, mas o resto -que é uma grande porcentagem-, como logística, compras, transporte, engenharia, orçamento, design, entre outros, ficam de fora.

“Nenhuma construtora cobre tudo isso sozinha, ela precisa de fornecedores, engenheiros, um escritório de arquitetura e coordenar muitas outras coisas. É exatamente isso que queremos alcançar aqui”, acrescentou Franz Fahrenkrog, cofundador e CTO da Calidad Cloud.

Tudo em um só lugar

Em primeira instância, a plataforma reúne 8 empresas de software que cobrem diferentes arestas dos setores da construção “Aqui você não encontra fornecedores de materiais, aqui você encontra fornecedores de softwares. Em nosso marketplace nos demos ao trabalho de buscar uma série de atores que compartilhem a visão de compartilhamento de informação, de colaboração e que a informação viaje em tempo real”, enfatizou o CEO.

Dentre as empresas que estão neste Marketplace, destacam-se: Procore, plataforma para controle de suas obras; AltoQi, empresa especializada no desenvolvimento de softwares e soluções para o mercado de engenharia civil; Hubspot, software voltado para uma gestão empresarial mais simples e ordenada; Inqsol, ferramenta para controle patrimonial; Woken, gerenciamento de riscos para todas as áreas de um projeto, administração de forma simples e em tempo real; Prisma Master, uma plataforma de otimização de orçamento de obras e preços unitários, online e em tempo real; e a ProPlanner, especializada em programação e planejamento de obras.

A graça é que quando há integração, os dados que estão guardados em uma plataforma podem ser abertos em outra daquelas que estão no Marketplace, economizando tempo e permitindo maior controle dos dados e informações.

Nos números do Procore, o uso da tecnologia pelas empresas otimiza as tarefas a ponto de economizar 16 horas semanais em média e melhorar a capacidade de gestão e supervisores em 48% e, ainda, um aumento na melhoria do fluxo de processos em 83%.

“Um mercado tecnológico permitirá que você alcance rapidamente uma vitrine de informações rápidas, fáceis de ler e pesquisar e colocá-las em operação. Os contatos das empresas estarão em nosso marketplace e também estarão associados ao ambiente de trabalho Calidad Cloud”, disse Fahrenkrog.

Em primeira instância, a empresa convidou as principais empresas nacionais do ramo a participar, no curto prazo empresas como Obralink, Subcargo, Ondac, AltoQi Build, AltoQi Visus e Nupav se juntarão, e esperam que dentro de dois anos o número de empresas no Marketplace sobe para 50. “Estamos vendo com quais empresas vamos trabalhar, que cobrem as diversas arestas, e sabemos que se formos além, abre-se todo um submundo de áreas e há muitos softwares que pode estar lá”, enfatizou. Fontes.

Um dos principais objetivos que a Calidad Cloud estabeleceu na feira Conecta 2023, focada na digitalização da construção, foi a colaboração e integração entre empresas e plataformas. “Se queremos ajudar a entrar no mundo da digitalização, o que temos que fazer é buscar os melhores atores”, destacando o talento que existe no Chile em comparação com outros países da região. “Queremos que a construção chilena seja como o vinho nacional, que dispensa apresentação, queremos que o Chile seja o Hub da América do Sul para a construção”, finalizou o CEO da Calidad Cloud.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL