Chile reuniu os líderes em tecnologia de construção na “Conecta 2023”.

Essa foi a segunda edição do evento.

Conecta 2023 Chile O evento foi organizado pela escala chilena acima de Calidad Cloud (Foto: CChC).

A segunda edição da “Conecta”, organizada pela escalada chilena Calidad Cloud, atraiu um grande número de empresários nacionais e start-ups no Chile. O evento, que pretende ser o epicentro da inovação e da digitalização no setor da construção, contou com a presença das principais empresas mundiais do setor.

Expositores renomados como a Procore, uma empresa de software avaliada em US$ 9,5 bilhões; Hubspot, eleita a melhor empresa de software do mundo; Best to Place to Live, que falou sobre o impacto da tecnologia na satisfação do cliente; e AltoQi do Brasil, que focou em automação e planejamento no BIM, mergulhou no fórum focado no BIM.

O evento teve como objetivo fomentar o networking e aumentar os níveis de conhecimento e adoção de ferramentas tecnológicas para melhorar as chances de sucesso em projetos de construção. Foi realizado no auditório da Câmara Chilena da Construção (CChC) e foi conduzido pelos fundadores da Calidad Cloud, Robinson Fuentes e Franz Fahrenkrog, que acolheram e apresentaram as últimas novidades da plataforma. Seu foco principal foi a integração de diferentes plataformas em um único ecossistema para facilitar o encontro dos atores da indústria com as ferramentas disponíveis.

“Se queremos ajudar a entrar no mundo da digitalização, o que temos que fazer é procurar os melhores players que cobrem cada uma das bordas e foi o que fizemos”, disse Robinson Fuentes, acrescentando que nenhuma empresa sozinha no dia-a-dia pode cobrir tudo desde logística, qualidade, obras, gerenciamento, recursos humanos, mas precisa de fornecedores e empresas para ajudá-los, e em digital deve ser da mesma forma.

Neste sentido, a Calidad Cloud lançou um mercado de fornecedores de software, onde diferentes empresas convergem em um só lugar e que facilitará o acesso à tecnologia.

Conecta 2023 Chile Chile reuniu líderes em tecnologia de construção na "Conecta 2023" (Foto: CChC)

Da Procore, Luis Herrera, diretor para a América Latina, salientou que este tipo de integração deve ser o caminho a seguir, pois “quando várias empresas se conectam e criam uma oferta geral, um ecossistema de trabalho muito mais forte é criado”. Quando você quer fazer tudo, no final você faz tudo com pouco entusiasmo, você não faz 100%”. Portanto, se você é bom no que faz, e há várias pessoas que são boas no que fazem e se reúnem, sua oferta é mais forte e o mercado se beneficia com isso”, disse ele.

Luis Martin Diaz, executivo de contas da Procore, acrescentou que “não há nenhum software no mundo que faça 100% do que você precisa, mas pode haver bons complementos”. Portanto, essa é apenas a idéia de ter integrações”.

Herrera disse que o importante é avançar uma mudança cultural, melhorar a educação e perder o medo da tecnologia. “Comprar uma plataforma é relativamente simples, mas fazer com que as pessoas realmente queiram usá-la e entender que este é o caminho a seguir é o que é complicado. Mas não só porque eu digo isso, mas porque é o que tem que ser feito porque o mercado o exige”, disse ele.

De acordo com os números da Procore, o uso da tecnologia pelas empresas otimiza as tarefas para o nível de economia de 16 horas por semana em média e melhora a capacidade de gerenciamento e supervisores em 48%, além de aumentar a melhoria do fluxo do processo em 83%.

Ecossistema chileno

Além das exposições, diferentes startups mostraram suas ferramentas e plataformas na Feira Conecta, um espaço oferecido às empresas do setor para ter uma vitrine e aprender em primeira mão sobre inovações na área.

Entre as empresas que participaram estavam: Amazon AWS, CTEC, Obralink, Cebra InqSol, Woken, , Leasity, Ondac, SubCargo, Giatec, Simplee Seguros, Nupav, Construir Innovando, Bim Forum Chile, Plan Bim e Recylink.

Os primeiros fizeram parte do painel “Integração digital na cadeia de valor”, onde abordaram de seu setor os benefícios da implementação da tecnologia em cada parte do processo de construção. “A tecnologia integrada na cadeia de valor contribui para a produtividade através da flexibilidade e transparência, na medida em que seus dados são refletidos de uma maneira melhor, melhor você pode entender o que está fazendo”, enfatizou Juan Pablo Porraz, chefe de operações da Obralink.

Finalmente, Bim Forum, Alto QI, Procore e Planbim fizeram parte do painel sobre Bim e seus benefícios. Uma das perguntas mais repetidas foi por que a tecnologia Bim não se difundiu e, segundo Luis Martin da Procore, isso se deve principalmente ao medo: “devemos perder o medo da mudança”, disse ele, acrescentando que a tecnologia está à mão, mas implementá-la é uma barreira que as empresas devem superar. “Uma vez ultrapassada essa barreira, o céu é o limite”, disse ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL