Chile recebe só duas propostas por Vespúcio Oriente

17 January 2014

Vespucio Oriente project Chile, artist rendition

Vespucio Oriente project Chile, artist rendition

O Ministério de Obras Públicas do Chile informou que somente duas propostas técnicas foram entregues para a licitação da autopista Vespúcio Oriente. As empresas interessadas são todas de origem espanhola: Cintra vai sozinha, enquanto OHL Concesiones e Sacyr Concesiones Chile fizeram um consórcio para ganhar o contrato.

Muito aguardado, o projeto Vespúcio Oriente é a conexão que falta ao anel viário que conecta toda Santiago do Chile.

Um total de 15 empresas se havia pré-qualificado para a importante licitação e poderia ter feito propostas técnicas. Com o jogo reduzido a dois proponentes, as propostas econômicas serão recebidas pelo ministério no dia 28 de janeiro. O valor do contrato é de US$ 1,06 bilhão.

A presente licitação, no entanto, se refere a apenas uma parte do projeto Vespúcio Oriente. O trecho total de 13 quilômetros foi dividido em duas partes, e a que se licita agora tem 9,3 quilômetros. Isso aconteceu por oposição de cidadãos residentes em alguns dos bairros que serão atravessados pela autopista.

Isso agregou mais complexidade ao projeto, já por si complexo. Vespúcio Oriente terá dois níveis, cada um deles com uma via de mão única com três pistas. A previsão é que a autopista aumente a capacidade de trânsito veicular para 8 mil automóveis por hora, enquanto hoje é de 3 mil veículos por hora.

O governo nunca informou como se fará para licitar os 2,7 quilômetros restantes. A presidente eleita Michele Bachelet já havia se declarado contra fazer duas licitações separadas, por medo de que o projeto pudesse sofrer atrasos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL