Chile promove construção industrializada

By Cristián Peters26 May 2017

127569 1 construcción industrializada

No Chile, sob o guarda-chuva do projeto Construye2025, criou-se o Conselho de Construção Industrializada (CCI), espaço institucional que promoverá oportunidades para conhecer e praticar a industrialização e pré-fabricação no setor de construção, com a meta de aumentar a produtividade do setor, minimizar os impactos durante a etapa de construção e melhorar a segurança das obras.

“A ideia deste conselho é promover o desenvolvimento de soluções industrializadas, pré-fabricadas e modulares que melhorem a qualidade, produtividade e sustentabilidade da edificação, incorporando melhores práticas, tecnologia e inovação em toda sua cadeia de valor”, afirma Marcos Brito, gerente do projeto Construye2025, programa estratégico levado adiante pela entidade de fomento à empresa do governo do Chile, a Corfo.

Na primeira reunião do conselho, trabalhou-se no reconhecimento das brechas percebidas no setor pelo diagnóstico encomendado a um especialista, no qual sobressai a falta de integração da construção industrializada nas primeiras etapas do projeto, que vinculem a cadeia de valor completa, desde o desenho ao planejamento, até a montagem. Nesta linha, é necessário reconhecer que ao se incorporar estes sistemas de construção industrializada desde o início dos projetos, é possível obter grandes benefícios na diminuição de prazos e custos nos projetos.

Outro ponto importante é o cenário cultural atual, principalmente no que toca a transparência sobre os custos da construção tradicional, a fim de permitir comparações a competitividade das diferentes alternativas.

Considerando este panorama, propôs-se definir linhas de trabalho para atuar nos problemas identificados, onde se destacou a importância de promover os benefícios da construção industrializada entre os tomadores de decisão segundo o tipo de projeto, assim como a definição de grupos de trabalho para abordar as distintas temáticas. Todos os pontos são tendentes a fortalecer as capacidades da indústria de promover soluções industrializadas, sustentáveis e de alta qualidade nas edificações, diante dos requisitos dos mandantes, arquitetos e construtoras.   

A iniciativa é de longo prazo e quer promover uma mudança cultural e de tecnologia no setor. Quem quiser conhecer mais sobre o programa Construye2025 e suas iniciativas, visite www.construye2025.cl

 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL