Chile promove construção industrializada

By Cristián Peters26 May 2017

127569 1 construcción industrializada

No Chile, sob o guarda-chuva do projeto Construye2025, criou-se o Conselho de Construção Industrializada (CCI), espaço institucional que promoverá oportunidades para conhecer e praticar a industrialização e pré-fabricação no setor de construção, com a meta de aumentar a produtividade do setor, minimizar os impactos durante a etapa de construção e melhorar a segurança das obras.

“A ideia deste conselho é promover o desenvolvimento de soluções industrializadas, pré-fabricadas e modulares que melhorem a qualidade, produtividade e sustentabilidade da edificação, incorporando melhores práticas, tecnologia e inovação em toda sua cadeia de valor”, afirma Marcos Brito, gerente do projeto Construye2025, programa estratégico levado adiante pela entidade de fomento à empresa do governo do Chile, a Corfo.

Na primeira reunião do conselho, trabalhou-se no reconhecimento das brechas percebidas no setor pelo diagnóstico encomendado a um especialista, no qual sobressai a falta de integração da construção industrializada nas primeiras etapas do projeto, que vinculem a cadeia de valor completa, desde o desenho ao planejamento, até a montagem. Nesta linha, é necessário reconhecer que ao se incorporar estes sistemas de construção industrializada desde o início dos projetos, é possível obter grandes benefícios na diminuição de prazos e custos nos projetos.

Outro ponto importante é o cenário cultural atual, principalmente no que toca a transparência sobre os custos da construção tradicional, a fim de permitir comparações a competitividade das diferentes alternativas.

Considerando este panorama, propôs-se definir linhas de trabalho para atuar nos problemas identificados, onde se destacou a importância de promover os benefícios da construção industrializada entre os tomadores de decisão segundo o tipo de projeto, assim como a definição de grupos de trabalho para abordar as distintas temáticas. Todos os pontos são tendentes a fortalecer as capacidades da indústria de promover soluções industrializadas, sustentáveis e de alta qualidade nas edificações, diante dos requisitos dos mandantes, arquitetos e construtoras.   

A iniciativa é de longo prazo e quer promover uma mudança cultural e de tecnologia no setor. Quem quiser conhecer mais sobre o programa Construye2025 e suas iniciativas, visite www.construye2025.cl

 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
O fino das margens
Mesmo pequenas mudanças valema pena para os fabricantes de produtos de britagem e peneiramento.
Desafios de gestão e desenvolvimento
O estoque de equipamentos e produtos é um fator crítico em uma operação, e a pandemia tornou tudo mais difícil.
Perú se recupera e mostra sua força
Good news in the construction industry, which reached pre-pandemic levels in April.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL