Chile passa a integrar a Nova Rota da Seda

05 November 2018

Projeto é a maior integração comercial global pensada pela China para o mundo.

Pouco antes do início formal da 3ª Reunião do Mecanismo de Diálogo de Coordenação e Cooperação Econômica Chile China, o ministro de Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, e o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, He Lifeng, assinaram acordo que une o Chile à chamada Nova Rota da Seda. “Por instrução do presidente Sebastián Piñera, assinamos um memorando de entendimento entre Chile e China, que diz respeito à Nova Rota da Seda. Estamos felizes porque esta iniciativa nos permitirá entra numa nova etapa de colaboração entre nossos países”, disse o ministro chileno.

la fraja y la ruta

Roberto Ampuero.

O acordo prevê aumento da cooperação da China em áreas prioritárias para o Chile, como energia, infraestrutura, mineração e inovação. Neste sentido, a iniciativa vai permitir explorar várias possibilidades de desenvolvimento de infraestrutura. “É disso que necessitamos no Chile. Somos um país que se modernizou muito, que precisa de investimentos e financiamento de infraestrutura como em rodovias, portos, pontes, renovação de ferrovias e outras coisas”, disse o chanceler à imprensa do Chile.

A Nova Rota da Seda é uma estratégia comercial global levada adiante pelos chineses que prevê aumentar a conectividade e a cooperação entre a China e a Eurásia. Mas que, até o momento, já tem 70 países aderidos de alguma forma, não apenas no eixo entre Ásia e Europa. Há projetos sendo apoiados na África, Europa e América Latina.

A China é o principal parceiro comercial do Chile, com exportação chilena de cerca de US$ 35 bilhões por ano, o que representa 27% do total exportado pelo país. “Temos uma relação com a China muito completa e de qualidade, e isto agora é um elemento adicional, novo, que abre perspectivas tremendas, principalmente para a infraestrutura”, disse o chanceler chileno.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL