Chile inaugura túnel Chamisero II

10 November 2017

Nova via subterrânea vai ajudar a descongestionar Santiago.

Tunel chamisero2

A presidente do Chile, Michele Bachelet, junto a seu ministro de Obras Públicas Alberto Undurraga, inaugurou o Túnel Chamisero II, infraestrutura que melhorará a capacidade e segurança rodoviária da autoestrada Radial Nororiente, que conecta as comunas de Colina e Vitacura, em Santiago. Antes da obra, este caminho constava de apenas uma via de circulação por sentido. Com este túnel de 1,5 km de extensão e duas pistas de circulação, paralelo ao túnel atual, se completa o padrão da via com duas pistas por sentido nos 21,5 km de percurso.

As obras começaram em abril de 2016 e demandaram investimentos de US$ 37 milhões. “Estamos falando de grandes obras que mudam a cara de Santiago, mediante uma redução de tempos de deslocamento e novos padrões de segurança, tecnologia, eficiência e comodidade”, sublinhou a presidente.

Esta obra permite o trânsito de até 2 mil veículos a mais por hora, duplicando a capacidade em horários de tráfego mais pesado. Conta com quatro conexões de emergência, duas delas no interior dos túneis e uma em cada saída sul e norte, além de ter também espaços de acostamento de emergência, e modernos sistemas de iluminação, sinalização, ventilação, controles de tráfego e anti-incêndios.

A chefe de Estado do Chile afirmou que “as taxas de crescimento e a extensão urbana da nossa capital exigem políticas públicas que deem boas respostas, que permitam uma modernização centrada em favorecer a qualidade de vida, para se adaptar a suas necessidades de tempo, segurança ou comodidade”.

O ministro Undurraga destacou que “o novo túnel Chamisero melhorará as condições de trânsito e de segurança para as 20 mil pessoas que se deslocam diariamente por esta rota, número que após esta inauguração achamos que continuará aumentando”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 maiores construtoras da América Latina - versão 2021
Esta lista apresenta uma queda de 15,2% na receita de 2020 em relação ao CLA50 do ano passado.
Grupo Burger: impulsionando o crescimento
Stacy Burger comenta sobre o crescimento do Grupo Burger e os desafios futuros.
Locar: Solidez e boa gestão
Amilcar Spinetti Filho conversou com a CLA sobre a estabilização do mercado e crescimento futuro.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL