Chile inaugura primeira fase de obra anti-tsunami

Local escolhido para o projeto é o mesmo que foi atingido por tsunami em 2010.

parque-fluvial

O Ministro da Habitação e Urbanismo do Chile, Cristián Monckeberg, inaugurou a primeira parte do Parque Fluvial de Constitución, cujo invetsimento foi de cerca de US$ 12 milhões. O projeto servirá para mitigar o impacto das ondas de um potencial tsunami, tal como ocorreu no país em 2010 após o terremoto de 8,8 graus Richter.

A obra inclui um galpão de aço galvanizado com 32 boxes para embarcações artesanais, duas pontes de pedestres, válvulas de interconexão com o rio e obras de infraestrutura urbana associadas. Em paralelo, se construiu uma via costeira para pedestres com 900 metros de comprimento, um anfiteatro, três zonas de estacionamento e a mitigação de tsunami em si, com colinas e aterros que podem evitar que se repita o ocorrido em 2010.

“Este é um tremendo projeto que vai contribuir muito para o turismo, para melhorar a qualidade de vida e a cidade”, disse Monckeberg na inauguração. Ele acrescentou que “a mitigação passa pelo aterramento e a arborização. Agora, nosso desafio é terminar a segunda etapa rapidamente”.

A segunda parte do projeto ainda se encontra em estudos, e se dividiu em 2ª e 2B. A execução dos trabalhos na zona sul da cidade prevê as obras de plantação de um bosque de mitigação, o setor do mercado fluvial, estacionamentos, área de descanso e módulos para pescadores.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL