Chile fecha as portas a emblemática hidroelétrica

By Milena Jiménez22 January 2015

hidroeléctrica

hidroeléctrica

O governo do Chile, a través da Direção Geral de Águas (DGA), negou a permissão para a utilização de recursos hídricos solicitados por Hidroaysén para a construção do que seria o maior projeto energético do país, com investimentos de US$10 bilhões.

“A DGA formou-se a convicção de decretar reserva de caudais nesta zona... não só desde a perspectiva da preservação do ecossistema, mas também desde a perspectiva do desenvolvimento produtivo regional”, diz o decreto.

A partir daqui, a possiblidade de que a empresa possa executar o projeto se fecha, ao menos pelos próximos anos. No entanto a decisão pode ser revogada no futuro, se o plano de desenvolvimento energético de outro governo autorizar.

A empresa

Hidroaysén, propriedade das empresas Endesa e Colbún, ainda não foi notificada oficialmente da resolução, e ainda não se pronunciou publicamente ao respeito. Porém, a resolução da DGA não é a única que fechou as portas ao projeto. No ano passado, o Conselho de Ministros também negou a autorização para a construção da usina.

Desde seus inícios a termoelétrica gerou polêmica no país. Grupos ambientalistas e parte da população se manifestaram contra sua construção, enquanto que outro setor da população defende à necessidade de incrementar a matriz energética chilena.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL