Chile estuda construção de píer permanente na Antártida
By Juliana De Andrade29 December 2015
O Ministério de Obras Públicas do Chile está realizando um estudo de viabilidade para a construção de um píer permanente em uma de suas bases na Antártida, que facilitaria o acesso ao local tanto para cientistas quanto para turistas.
Diferente das estruturas desmontáveis que se usam hoje no local, o píer será uma estrutura permanente e ajudariam os barcos grandes que atualmente querem atracar na região para descarregar mercadorias e passageiros, já que atualmente esse tipo de operação se realiza com botes.
O MOP anunciou que esta primeira etapa já conta com 15% de avanços e consistiu em explorar um lugar adequado para instalar o píer, que estaria em um lugar estratégico perto da pequena cidade de Villa las Estrellas.
A cidade, que tem 80 habitantes no inverno e 150 no verão, foi construída em 1984 e abriga diversas famílias dos membros de serviço estacionados nas três bases chilenas permanentes na Antártida.
Até o momento, os planos de construção incluem uma passarela e um barco para transportar containers, posto o baixo nível de água e as ferozes condições climáticas locais.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

