Chile convida licitações para linha de corrente contínua

31 December 2021

Linea transmision Chile

O governo chileno licitou a construção de uma linha HVDC com uma extensão de 1.500 quilômetros, com um investimento de US $ 1.500 milhões. Com isso, o Chile seria o segundo país da América do Sul a ter corrente contínua em seu território depois do Brasil.

Esta linha facilitará o transporte de energia renovável do norte ao centro do Chile. O projeto, denominado Kimal-Lo Aguirre, estará sob a gestão do Consórcio Yallique, que é integrado pela ISA Inversiones Chile, Transelec Holdings e China Southern Power. Assim que as obras forem entregues, o consórcio receberá cerca de US $ 116 milhões por ano com o transporte de energia.

Uma das grandes vantagens deste projeto é que facilitará a integração de novas fontes de energia renováveis ​​que podem ser conectadas a esta linha de transmissão entre Antofagasta e Santiago. Em particular, a rota de energia terá uma tensão de 600 kV e uma potência de 3.000 MW. A sua construção demoraria cerca de 84 meses e prevê-se que esteja pronta em 2028.

Para referência, o Brasil possui duas linhas HDVC com potência de 4.000 MW. O mais novo dos dois tem 2.539 quilômetros de extensão e é o maior da América Latina.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL