Chile começa a mudar rumo à contratação online

12 July 2016

Chile Undurraga

Chile Undurraga

O Ministério de Obras Públicas do Chile iniciou o processo para colocar na internet todos os trâmites de licitação de obras, projetos e consultorias de engenharia e construção. A ideia do MOP chileno é que a partir de 2017 já não sejam necessários trâmites presenciais e em papel para conduzir uma licitação de obra pública no país.

O processo teve início em 11 de julho, quando se virtualizou o processo de renovação de contratos já existentes através do portal Chileproveedores, que é uma base de dados de empresas locais que vendem produtos e serviços ao governo.

A partir de agosto, o sistema poderá receber novas inscrições de empresas interessadas em prover serviços de construção ou consultoria ao governo. Hoje em dia, o Chileproveedores conta com 411 empreiteiras de obras menores, 372 empreiteiras de obras maiores, e 588 consultorias de engenharia e assessoria técnica.

Em 2017, o MOP pretende abrir um módulo especial na plataforma pública Chilecompra, onde se realizam compras públicas diretamente às empresas registradas, canal que será exclusivamente dedicado à contratação de obras públicas.

A partir daí, o objetivo é que todas as licitações públicas do governo nacional se façam através da Internet, economizando tempo, custos e agregando agilidade aos processos de contratação.

“Estamos com uma agenda de modernização muito significativa, modernização que agrega produtividade, porque as coisas se fazem mais rápido, agrega competência porque vai permitir que mais empresas possam participar, e agrega também transparência, porque tudo o que fizermos vai estar publicado”, disse o ministro da pasta, Alberto Undurraga, na apresentação da novidade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL