Chile avança em um sistema de certificação de qualidade ambiental e eficiência energética

By Clarise Ardúz07 January 2013

Certificación IC–Edificio Sustentable

Certificación IC–Edificio Sustentable

Apesar de que há alguns anos, o Chile vem utilizando o sistema de certificação LEED® (Leadership in Energy & Environmental Design), desenvolvido pelo Conselho da Construção Verde nos Estados Unidos (US Green Building Council), o Instituto da Construção está executando o Projeto INNOVA “Desenho e Implantação do Sistema Nacional de Certificação de Qualidade Ambiental e Eficiência Energética para Edifícios de Uso Público”, um modelo próprio de certificação, que levará em consideração as diferentes realidades construtivas, climáticas e da indústria que existem ao longo do território nacional.

“Os métodos de avaliação e certificação de edifícios devem seguir critérios internacionais, mas adaptados à realidade nacional”, afirma o arquiteto José Tomás Videla, chefe do projeto.

Essa certificação será denominada “Certificação IC–Edifício Sustentável” e estará disponível a partir de dezembro de 2013.

O trabalho será dividido em três etapas, que durarão 21 meses (os trabalhos tiveram início em 22 de agosto 2012). Nos primeiros 12 meses, será desenvolvido o método de certificação; na segunda etapa de três meses, será feita a transferência deste empreendimento, e em seguida será feita a divulgação dos resultados.

O projeto conta com o cofinanciamento da InnovaChile da CORFO (organismo que executa as políticas governamentais no campo do empreendimento e da inovação), e trabalha diretamente com a Direção Nacional de Arquitetura do Ministério de Obras Públicas (MOP), a Câmara Chilena da Construção (CChC) e o Colégio de Arquitetos do Chile, organismos que estão impulsionando e respaldando essa iniciativa. Também participam o Ministério de Saúde, Ministério de Educação, Colégio de Engenheiros, Fundação DuocUC, Chile Green Bulding, o Ministério de Desenvolvimento Social e a Agência Chilena de Eficiência Energética.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL