Chian Railway Construction Corporation ganha licitação no Chile
30 November 2020
A China continua abrindo caminho no mercado regional. Agora, foi através da vitória numa licitação internacional de rodovia no Chile.
A China Railway Construction Corporation apresentou a melhor oferta para a reforma da Ruta 5 Sur, n trecho entre as cidades de Talca e Chillán, com investimento de US$ 804 milhões. Esta proposta econômica foi a mais atrativa para o governo entre todas as recebidas numa concorrência que também contou com a Sacyr Concesiones Chile e o consórcio CINTRA-Intervial.
O ministro de Obras Públicas do Chile, Alfredo Moreno, destacou que “isto é muito importante, porque é um trecho muito relevante da Ruta 5, são US$ 800 milhões de investimento, tem um tráfego muito grande. Temos que lembrar que estamos em uma época muito especial de crise econômica, com grandes quedas no tráfego”.
O projeto considera uma interconexão à cidade de Talca com 60 km de extensão, uma nova ponte sobre o rio Maule, terceira faixa na zona entre San Carlos e Chillán, com melhores medidas de segurança para os motoristas e para as comunidades vizinhas à rodovia.
Esta concessão permitirá gerar 350 postos de trabalho por mês, em média, durante o período de obras, com um pico de empregos previsto em 500 vagas por mês em 2027.