Chegam últimas comportas do Canal do Panamá
By Milena Jiménez14 November 2014
O último jogo de comportas necessário para as obras de ampliação do Canal de Panamá acabam de chegar ao país centro-americano. São quatro peças que viajaram de barco desde a Itália e que completam às 16 necessárias para o terceiro jogo de eclusas, indispensáveis para a concreção do projeto.
O consórcio responsável pela obra, liderado pela espanhola Sacyr, anunciou que antes do final do ano começará a instalação da primeira comporta no lado do Atlântico, e que a meados de 2015 todas já estarão instalas “em seus respectivos compartimentos, para proceder à inundação e início das provas de funcionamento das eclusas”.
Em comunicado, a empresa manifestou que o transporte das comportas “foi um dos principais desafios técnicos do projeto, devido não só ao enorme peso das quatro comportas, presentes em cada viajem, más também às suas dimensões que dificultam tremendamente as manobras em terra e a navegação”.
Após a enorme polêmica que houve entre o consórcio e as autoridades locais pelos sobre preços do projeto, e que incluiu a paralização das obras, o presidente panamenho Carlos Varela e executivos da empresa declararam há algumas semanas que se prevê a finalização das obras para inícios de 2016.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

