CEO da Hochtief fala sobre projetos de redução de riscos

A Hochtief tunnelling project Um projeto de túnel Hochtief (imagem cortesia de Hochtief)

A Hochtief, gigante alemã da construção de infraestrutura, não assinou nenhum novo contrato de montante fixo em 2023, pois continua a reduzir o risco de seus projetos.

Isso é o que afirma Juan Santamaría Cases, CEO da empresa, que conta com as empreiteiras Turner Construction e Flatiron, sediadas nos EUA, e o Cimic Group, da Austrália, entre suas subsidiárias.

A notícia veio no momento em que a Hochtief revelou seus resultados financeiros para 2023 na semana passada, registrando um aumento de 10% nas vendas para 27,8 bilhões de euros no ano e um aumento de 27% em novos pedidos devido a projetos de infraestrutura de alta tecnologia, como centros de dados e projetos de transição de energia.

A empresa também afirmou que 85% de sua carteira de pedidos agora é composta por contratos de “menor risco”.

Questionado pela Construction Briefing sobre como ele define “menor risco” e como a Hochtief conseguiu persuadir os clientes a adotarem modelos de contrato que empurram menos riscos para a empreiteira, Santamaría disse que projetos de alto risco significam quaisquer contratos em que a Hochtief se compromete a fazer o projeto e a construção por um valor fixo.

Hochtief CEO Juan Santamaría Cases Juan Santamaría Cases, CEO de Hochtief (Imagem: Hochtief)

“Em 2023, não ganhamos nenhum desses projetos. Mesmo que tenhamos incorporado alguns projetos e construções em nossa carteira de pedidos, não estamos assumindo um risco de inflação que pode estar fora de nosso controle. Pode haver alguns contratos desse tipo que estamos concluindo agora, mas, à medida que os concluirmos, eles desaparecerão de nossa carteira de pedidos”, disse ele.

Em vez disso, a Hochtief optou por modelos de risco mais baixo, como acordos do tipo aliança, em que a empreiteira trabalha no projeto com o cliente, concorda com um preço-alvo, mas compartilha o risco com o cliente em caso de excedentes, com uma exposição limitada a esse risco. A empresa também é favorável a acordos de gerenciamento de construção, trabalhando com o cliente no projeto, concordando com um preço para o projeto e, em seguida, avançando para o gerenciamento do projeto por uma taxa, mas sem assumir o risco da construção em si.

Perguntado pela Construction Briefing sobre como a Hochtief conseguiu persuadir os clientes a concordar em adotar uma atitude diferente em relação ao perfil de risco dos contratos, Santamaría disse que duas coisas mudaram no mercado: Em primeiro lugar, os clientes perceberam, após a crise financeira de 2008, que não é de seu interesse que as empreiteiras assumam uma carga excessiva de riscos, pois se elas sucumbirem, isso significará mais custos para o cliente. E, em segundo lugar, a natureza cada vez mais complexa dos projetos de infraestrutura de alta tecnologia do tipo que a Hochtief está buscando exige uma abordagem mais colaborativa em qualquer caso.

Santamaría disse: “Há um consenso geral de que a transferência de 100% do risco para as empreiteiras não é a melhor maneira, por diversos motivos. De 2012 a 2018, houve uma grande crise na Europa que se seguiu à crise financeira de 2008. Não havia muito trabalho na Europa e muitas empreiteiras começaram a aumentar seu trabalho em mãos assumindo riscos desnecessários. Isso levou a uma situação em que muitas das empresas de construção de médio e até mesmo de grande porte acabaram tendo problemas.

A Hochtief construction site (Image courtesy of Hochtief) Uma obra de Hochtief. (Imagem cortesia de Hochtief)

“Isso era um problema para os clientes, pois eles viam seus projetos sofrerem atrasos significativos. Os grandes atrasos acabavam, em geral, em litígio.” O custo desse litígio, além do contrato original de projeto e construção, aumentou significativamente os custos para os clientes, disse ele.

E agora a sofisticação de uma onda de projetos de próxima geração, como grandes centros de dados que alimentam a inteligência artificial, complexos de hidrogênio ou amônia, projetos para extrair lítio para baterias de 3.000 a 4.000 m abaixo do solo, tudo isso significa que é necessária uma abordagem colaborativa que a abordagem tradicional de projeto e construção não permite, acrescentou.

“O que estamos vendo nos projetos atuais é que o nível de sofisticação e complexidade está aumentando significativamente. Há necessidade de uma colaboração entre a empreiteira e o cliente no que se refere à engenharia de projeto. E essa colaboração funciona muito melhor se houver total transparência e honestidade na forma de conduzir os negócios. Portanto, acreditamos que os clientes preferem essa alternativa. Desde que as empreiteiras consigam entregar esses projetos por meio de recursos de engenharia, de sua cadeia de suprimentos e de ter as pessoas certas, ambas as partes sairão ganhando”, disse ele.

Desafio de habilidades agudas gera planos para a “Universidade Hochtief

Enquanto isso, o outro lado da conquista de um grande número de projetos de alta tecnologia é uma grave escassez de habilidades que Santamaría descreveu como “muito desafiadora e muito cara”.

Esse desafio fez com que a Hochtief criasse sua própria “Universidade Hochtief” para oferecer treinamento a novos recrutas e aprimorar as habilidades de sua força de trabalho atual.

“O talento é muito apreciado à medida que avançamos em todos esses projetos de nova geração”, disse Santamaría.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

“Estamos implementando um novo conceito que será uma ‘Universidade Hochtief’. Vamos usá-la para treinar nosso próprio pessoal e ela terá dois níveis: O primeiro nível é para jovens que saem de estágios, escolas ou universidades e nós os treinaremos para entrar em nossos novos projetos.

“E haverá cursos de nível dois para aprimorar as habilidades de nossos funcionários atuais.”

Contrariando a tendência na Alemanha

E, apesar dos problemas muito divulgados no mercado de construção da Alemanha, após o colapso do mercado de imóveis residenciais no país, Santamaría estava otimista quanto às perspectivas da Hochtief em seu mercado doméstico.

Hochtief built the Elbe Philharmonic Hall in Hamburg, Germany Hochtief construiu o Elba Philharmonic Hall em Hamburgo, Alemanha (imagem cortesia de Hochtief)

A empresa aumentou sua carteira de pedidos no país de 2,8 bilhões de euros no final de 2022 para 4,5 bilhões de euros no final de 2023, graças à sua falta de exposição ao mercado residencial e ao seu foco em projetos de infraestrutura social, como hospitais, prédios públicos e prédios comerciais.

E isso significou que a empresa aumentou sua força de trabalho em um momento em que outras empresas de construção na Alemanha estavam reduzindo o número de funcionários.

“Nos últimos dois anos, adicionamos mais de 7.000 novos engenheiros à Hochtief globalmente. Nesse sentido, nossa estratégia de entrar em projetos de transição energética de alta tecnologia, mobilidade sustentável e todas essas novas tendências está funcionando muito bem”, disse Santamaría.

“E estamos muito animados com a oportunidade que a ESG em geral está nos proporcionando. Temos o compromisso de ser uma empreiteira ecológica, o que significa não apenas cumprir todas as regulamentações, mas também garantir o desenvolvimento de nossa pegada ecológica. E é por isso que estamos nos tornando líderes em muitos desses setores, com os quais estamos muito comprometidos e orgulhosos do resultado.”

timer trk_px

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL