Centros de Saúde em Belo Horizonte recebem principal prêmio da engenharia mundial

Houve número recorde de inscrições de todo o mundo.

Premiação é considerada o Oscar da engenharia mundial.

O projeto dos Centros de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, realizado através da Parceria Público-Privada SPE Saúde BH e construídos pela OEC – Odebrecht Engenharia e Construção, foi o vencedor da categoria Health Care (Assistência à Saúde) do prêmio Global Best Projects, promovido pela revista especializada norte-americana ENR. Esta é a 11ª edição em que a OEC recebe a distinção, considerada o Oscar da engenharia mundial.

No 11º ano de sua competição Global Best Projects, a ENR convidou veteranos do setor para examinar e analisar a segurança, desempenho, inovações, trabalho em equipe e superação de desafios de projeto e construção. Um número recorde de inscrições de todo o mundo, representando uma variedade de setores, foram recebidas para o programa, que reconhece as equipes de projeto por trás de esforços excepcionais de projeto e construção recentemente concluídos, localizados em qualquer lugar.

Os vencedores deste ano incluem 31 projetos em 23 nações diferentes em todos os continentes, exceto na Antártica. 

Global Best Project que ganhou o cobiçado título de Projeto Global do Ano de 2023.

Em 2021, a OEC recebeu o prêmio com as obras de Laúca e Vias de Luanda, em Angola. Em 2020, a empresa venceu a principal categoria, de Melhor Projeto Global, com a obra da Reurbanização de Colón, no Panamá. A primeira vez que a construtora recebeu a distinção foi em 2012, com a execução do MIA Mover, em Miami (EUA).

PPP da Saúde

A PPP é formada entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a concessionária SPE Saúde BH. Iniciada em 2019, a parceria entregou 48 Centros de Saúde na capital mineira.

A OEC é a empresa construtora dos Centros de Saúde que utiliza uma metodologia inovadora, proporcionando velocidade e eficiência. O ritmo acelerado das entregas só é possível graças à centralização de diversas unidades em um único contrato, o que gera ganho de escala, e à escolha do método construtivo Light Steel Frame, tecnologia cuja principal característica é a instalação de fácil execução, com fechamento por paredes de gesso acartonadas e/ou placas cimentícias.

O projeto é um exemplo claro das vantagens possibilitadas pela modalidade de contratação via PPPs. Instituídas no Brasil há cerca de 20 anos, tais parcerias têm se tornado cada vez mais utilizadas pelo poder público para viabilizar projetos de interesse social ao mesmo tempo em que administra a escassez de recursos orçamentários.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL