Centro de pesquisa busca maior P&D na construção

O IDIEM aspira promover um ambiente de P&D na construção chilena.

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Estruturas e Materiais (IDIEM) aspira promover um ambiente de P&D na construção chilena, com o objetivo de promover soluções inovadoras para enfrentar alguns dos grandes desafios do setor. Entre eles, a mitigação dos impactos derivados das mudanças climáticas e a construção sustentável, com vistas a processos mais produtivos e eficientes.

(Imagem fornecida por Idiem)

Para isso, nos últimos anos, a organização sediada pela Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile estabeleceu redes a nível local e internacional, colaborando também em vários projetos que lhe permitiram não só acumular experiência e conhecimento, mas também desenhar protótipos de soluções com elevado potencial tecnológico.

Ricardo Flores, Gestor de Desenvolvimento da Idiem, garante que as melhores soluções surgem deste trabalho especializado e conjunto, capaz de complementar diferentes perspetivas ao longo da cadeia de valor.

“Hoje, a construção enfrenta desafios importantes no contexto da crise climática e da urgência de consolidar uma indústria mais sustentável. Esses desafios são de tal magnitude que não é viável buscar soluções individualmente. A colaboração e a participação ativa em instâncias de cocriação e colaboração são essenciais.”

O centro colaborou, por exemplo, em programas como o ConstruyeZero ou o Conselho de Construção Industrializada, e da mesma forma estabeleceu redes com centros tecnológicos líderes a nível internacional, incluindo o maior centro de investigação aplicada e desenvolvimento tecnológico em Espanha, um referência na Europa e membro da Aliança Basca de Investigação e Tecnologia.

Ambiente tecnológico

Além de colaborar com centros de referência em I+D+i na construção, o Idiem tem também participado em projetos locais que permitem a incorporação de ferramentas tecnológicas para resolver problemas de elevada complexidade como algumas iniciativas do Ministério das Obras Públicas, promovidas com o objetivo de inovar em monitorar o estado de infraestruturas críticas, como as mais de sete mil pontes que existem no Chile.

Neste cenário, o Idiem busca se tornar um aliado tecnológico da indústria local, entendendo que a transição tecnológica do setor é fundamental em todo o ciclo das obras: desde a mitigação de impactos na edificação até a avaliação de potenciais riscos de infraestrutura com estratégias mais custo-efetivas, diz Ricardo Flores.

Para promover processos de inovação, acrescenta o especialista, é fundamental contar com o apoio de uma entidade especializada para ultrapassar processos de acreditação e certificação ou requisitos regulamentares vigentes, e desta forma promover soluções viáveis.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL