Cemex subministra concreto criogênico a planta de GNL

By Cristián Peters14 December 2017

A instalação é a primeira central elétrica a base de gás natural liquefeito na América Central.

A CEMEX Latam Holdings está participando na construção da primeira central de geração de energia a base de gás natural liquefeito no Panamá e América Central. Para este projeto, a CEMEX espera subministrar aproximadamente 46.000 metros cúbicos de concretos especializados, incluídos 26.000 metros cúbicos de concreto criogênico e 12.000 metros cúbicos de concreto de baixo calor de hidratação. Até agora, a empresa subministrou 83% do concreto requerido.

Gnl

Com o projeto, liderado pela empresa AES, pretende-se diversificar a oferta energética no Panamá e transformar o país no centro de distribuição de gás natural liquefeito (GNL) na região. A CEMEX participa na construção desta planta em aliança com seu cliente, a empresa panamenha Hormigón Express.

O projeto, executado pela POSCO Engineering & Construction, consta de duas fases que requerem concretos especiais adaptados às necessidades desta construção. A primeira fase contempla a construção da laje de cimentação do tanque que armazenará o GNL e requer 12.000 metros cúbicos de concreto de baixo calor de hidratação.

Para a segunda fase, que implica a construção do recobrimento do tanque e demanda 26.000 metros cúbicos de concreto, a CEMEX subministra concreto criogênico desenhado em laboratórios europeus e adaptado para suportar baixas temperaturas de até -195ºC por lapsos de uma hora, graças a utilização de aditivos de terceira geração da unidade da CEMEX Admixture para cumprir com as demandas técnicas de uma instalação deste tipo.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL