CEMEX desenvolve concreto especial para a maior ponte da Colômbia

By Cristián Peters30 May 2016

Puente Colombia

Puente Colombia

O projeto hidroelétrico El Quimbo, no distrito de Huila, ao sul da Colômbia, é um dos mais importantes já erguidos no país e sua constituição contemplou a reposição da infraestrutura física que foi afetada durante sua construção.

Dentro destas obras se encontram quatro vias substitutas de 13 quilômetros de extensão e nas quais se consideram nove pontes, entre elas está o Viaduto El Balseadero, que é atualmente o maior da Colômbia com 1,7 quilômetros de extensão. Dado o clima tropical do Departamento de Huila, no sul do país, era necessária uma solução especializada em relação ao concreto a ser utilizado, e foi assim que a CEMEX foi encarregada de prover 100% do concreto pré-mesclado requerido para a edificação destas vias substitutas, abarcando aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto feito sob medida e vigas de concreto pré-fabricadas.

“A fórmula correta, com as qualidades necessárias para este projeto não era possível em qualquer planta, nem com qualquer tipo de agregados ou aditivos”, expressou Carlos Jacks, diretor executivo da Cemex Latam Holdings. “Nossa habilidade para inovar é o que nos diferencia. Foi por meio de nossa inovação que pudemos aportar à construção de uma das obras de infraestrutura mais importantes da Colômbia”.

“Nosso maior desafio era o tempo, afirmou Mónica Polanco, Líder Comercial da CEMEX na Colômbia, encarregada do projeto. “Para cumprir com as linhas de tempo tão apertadas, o concreto proporcionado foi desenvolvido para ser altamente acelerado, secando em menos de três horas”. Uma planta móvel foi instalada no lugar e todos os elementos pré-fabricados foram executados in situ. Dado o calor extremo da região, cada metro cúbico de concreto tinha que incluir mais 20 kg de gelo para controlar sua temperatura.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL