CChC projeta novas quedas nos números de emprego

Os números do desemprego não são otimistas para este ano, de acordo com o setor. (Imagem: AdobeStock / Ju.Stocker)

Nesta quinta-feira, Nicolás León, gerente de estudos e políticas públicas da Câmara Chilena da Construção (CChC), abordou os preocupantes números de desemprego no setor da construção, revelados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) em seu último relatório trimestral.

“Infelizmente, os números do desemprego no setor de construção não são bons. Vemos uma contração de 4,6% se compararmos com o mesmo mês de 2023 e, de fato, é a décima sexta queda consecutiva”, disse Nicolás León.

León expressou sua preocupação com a tendência negativa e que ela reflete um setor em dificuldades.

Ele observou que, infelizmente, o número de empregos no setor diminuiu em cerca de 100.000 desde o pico antes da pandemia e do surto social. “Há muitos empregos que não voltaram e, de fato, estamos retrocedendo. Isso mostra um setor bastante frágil, com uma dinâmica de contratação muito, muito baixa”, acrescentou León.

León enfatizou que as perspectivas para o futuro não são animadoras, a menos que medidas sólidas de crescimento, emprego e investimento sejam implementadas. Especificamente, ele enfatizou a necessidade de ações para impulsionar o investimento do setor privado, que atualmente está em declínio. Sem essas medidas, “projetamos uma queda ainda maior na margem, o que é um mau presságio para o setor”, acrescentou.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL