CBMM, ROSSETTI E SSAB se unem para desenvolver caçamba ultra leve

A siderúrgica SSAB, a CBMM, e a Rossetti Equipamentos Rodoviários firmaram parceria para desenvolver uma caçamba para atuar na área de mineração “super leve”.

Veículo, que foi desenvolvido com a chamada “2ª geração de aços de alta resistência” – que traz o uso do nióbio para melhoria de suas propriedades mecânicas, obteve redução de duas toneladas e meia na sua composição final.

Veículo tem carga útil de 1.800 kg e volume de 8,8 m3, podendo operar em terrenos e pisos de condições adversas.

O nióbio é o metal responsável por evoluir e melhorar as propriedades mecânicas do aço e promover um melhor desempenho do implemento – que passa a suportar maiores cargas com menos deformação, menos desgaste e intervenções para manutenção – e como consequência, entregar um veículo energeticamente mais eficiente.

Equipamentos contarão com várias outras vantagens como a redução no consumo de combustível e um menor desgaste nos pneus.

O projeto desenvolvido foi uma caçamba meia cana de 20m³ montada em um veículo 8×4 e sua principal função será o transporte de minério pirocloro. A versão inicial pesava 7.426 kg era fabricada em aços carbono convencionais.

O uso do aço Hardox 500 Tuf proporcionou um implemento resistente e tenaz, uma vez que irá se desgastar menos por sua dureza maior, o que vai aumentar o ciclo de vida na ordem de 10%. Destaca-se ainda a redução das falhas e quebras por fadiga e a manutenção ganha, propiciando um aumento de 2% na disponibilidade física do equipamento.

Empresas alegam que com um equipamento mais leve, é possível compensar a retirada do peso do aço adicionando carga, um ganho proporcional de 6,3% de carga útil.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL