CBIC inicia campanha pela ética setorial

By Fausto Oliveira02 November 2016

CBIC logo

CBIC logo

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) começou este ano com uma missão nacional pela disseminação de novos conceitos de ética e compliance com as boas práticas comerciais para o setor no país.

A iniciativa, batizada Ética & Compliance na Construção, se baseia na publicação de um guia de boas práticas concorrenciais e de transparência para as construtoras brasileiras. Em termos práticos, a câmara iniciou um programa nacional de seminários para discutir suas propostas com os sindicatos estaduais da construção em diferentes lugares.

O primeiro seminário aconteceu em Salvador, justo a cidade onde nasceu a maior construtora brasileira e que vem sendo apontada como a mais implicada nas investigações da operação Lava Jato, a Odebrecht.

A CBIC tem datas para os próximos seminários, no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os demais estados deverão ir em sequência.

A câmara quer estimular as empresas a aprofundar seus controles internos para evitar as brechas para práticas de corrupção. Para a CBIC, a corrupção na construção tem um impacto para além da imagem do setor, chegando mesmo aos resultados econômicos. Isto porque as desconfianças geradas levam em geral à suspensão ou adiamento de projetos, contratações, licitações ou quaisquer outras formas de tocar obras.

Desde 2014, o Brasil vive uma crise sem precedentes em sua indústria da construção, pela soma de dois fatores incontroláveis e gigantescos. Um deles é a recessão profunda que vem arrasando a economia nacional. E, claro, o outro é a operação Lava Jato, que fechou as portas às contratações da Petrobras e outros setores públicos, e já iniciou uma reconfiguração do setor.

Não se sabe o que sairá disto, nem como será a cara da construção do Brasil quando o processo terminar. Mas esforços como o da CBIC contribuem para que seja um setor mais transparente e aberto à competição entre as empresas.

Para conhecer o guia de ética e boas práticas para as construtoras, clique aqui.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Calac+: Reduzindo as emissões
A Cooperação Suíça está comprometida com a redução das emissões poluentes na América Latina.
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL