CBIC e CNI divulgam Sondagem Indústria da Construção

By Luciana Guimaraes21 December 2021

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgou na última sexta-feira (17) a Sondagem Indústria da Construção de novembro.

Em novembro, a Indústria da Construção registrou queda do nível de atividade e do número de empregados. No entanto, o setor permanece com elevado nível de utilização da capacidade e os empresários sinalizam confiança elevada em relação aos últimos três meses.

A expectativa do nível de atividade para os próximos seis meses avançou, assim como a expectativa de novos empreendimentos e serviços e do número de empregados. Apenas a expectativa de compras de insumos e matérias primas registrou relativa estabilidade.

Em novembro o nível de atividade da Construção ficou em 48,5 pontos, abaixo, portanto, da linha divisória de 50 pontos que separa o aumento da queda de atividade. O resultado inverte o crescimento registrado nos últimos dois meses. Apesar disso, o indicador manteve-se acima da sua média histórica. Em linha com a atividade, o emprego também recuou. O índice do número de empregados ficou em 49 pontos, também abaixo de 50 pontos.

PERCEPÇÃO

A percepção da Indústria da Construção em relação às condições atuais permanece negativa em dezembro. O Índice de Condições Atuais ficou em 47,8 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando percepção de piora das condições atuais na comparação com os últimos seis meses. Essa percepção dos empresários foi negativa em nove dos doze meses de 2021.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL